Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CAIXAS ENTOMOLÓGICAS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE ZOOLOGIA: PROMOVENDO A CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As caixas entomológicas são instrumentos científicos utilizados para armazenar e conservar insetos, permitindo sua observação e estudo. Elas são recursos didáticos comuns no ensino de Biologia, especialmente na disciplina de Zoologia, facilitando o aprendizado sobre a biodiversidade e a importância ecológica desses organismos. O IFPB – Campus Santa Rita, localizado em áreas remanescentes de Mata Atlântica, abriga uma grande diversidade de insetos, mas muitos estudantes e professores desconhecem suas funções ecológicas. Segundo Barroso, o contato direto com as caixas entomológicas estimula o pensamento crítico e promove um maior respeito pela natureza. Com base nesse princípio, o projeto de Pesquisa Interconecta desenvolvido no Campus, teve como objetivo a criação de caixas entomológicas didáticas para o ensino de Zoologia, com a participação da orientadora e alunos do projeto, com intuito de promover um ensino dinâmico e prático. As caixas foram montadas a partir de exemplares coletados em área preservada e área desmatada de Mata Atlântica próximo ao IFPB, sendo criado o primeiro inventário preliminar da entomofauna local. Após triagem, os insetos foram preparados e montados através de placas de isopor e conservados em naftalina. As caixas foram utilizadas em aulas com as turmas da 2ª série do ensino médio, desenvolvendo um ensino investigativo e, foi possível diagnosticar que em comparação com outras turmas que não tiveram contato com esta parte prática, houve um interesse mais efetivo, bem como, puderam aprender a utilizar ferramentas de laboratório como microscópio óptico, lupa e alfinetes entomológicos. Além do mais, a maioria dos discentes fomentaram ideais positivas a respeito dos insetos, entendendo melhor a respeito da sua morfologia, importância ecológica, principais ordens e taxonomia. Este estudo contribui para o despertar do pensamento cientifico e crítico do aluno, uma aproximação docente-discente e o estímulo ao protagonismo estudantil.

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