Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DAS TENDÊNCIAS DE PESQUISA SOBRE ENSINO DE RÉPTEIS APRESENTADAS NOS ÚLTIMOS CONGRESSOS BRASILEIRO DE ZOOLOGIA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Os répteis são complexos e possuem adaptações ao ecossistema inserido, estabelecendo relações ecológicas e ocupando diversos níveis na cadeia trófica, contribuindo para o equilíbrio ecossistêmico (Hickman et al, 2020). Visando alcançar a sociedade e conscientizá-la da grandeza dessas informações, é necessária uma maior repercussão ao ensino desses organismos, promovendo um pensamento crítico-social do aluno com base na conservação e sustentabilidade (Dias, 2004). O ensino de répteis é importante para compreensão de como eles interagem direta ou indiretamente a vida humana. Assim, nosso trabalho objetiva verificar as tendências de pesquisa sobre o “Ensino de Répteis” publicadas no Congresso brasileiro de Zoologia, nas últimas 5 edições, entre 2014 - 2024. Trata-se de um trabalho de abordagem qualitativa, consistindo em analisar os trabalhos vinculados ao ensino de Répteis, presentes nos anais publicados na linha “Ensino de Zoologia”, do referido congresso. Identificamos 77 artigos, sendo 7 de vertebrados em geral, 6 sobre Aves, 5 sobre Peixes, 4 sobre Mamíferos, 38 sobre Fauna, e referente aos répteis obtivemos 9 trabalhos, que foram lidos e analisados em sua integralidade. Na análise, as categorias observadas foram: Nível de ensino e Temas de pesquisa. Quanto ao nível de ensino, a maioria dos estudos concentram-se na Educação Básica, totalizando 6 deles. No Ensino superior, apenas 3, evidenciando uma lacuna na continuidade do ensino desses animais. Nas temáticas, verificamos 4 trabalhos voltados à conscientização e ampliação do conhecimento sobre a herpetofauna geral e regional, 4 sobre recursos didáticos como facilitadores do processo de ensino e aprendizagem, e 1 trabalho referente a análise de livros didáticos sobre serpentes peçonhentas. A negligência ao ensino de répteis perpetua preconceitos, reduzindo o interesse pela sua conservação. Essenciais ao equilíbrio ecológico, atuam em funções ambientais e possuem relevância médica (Luchese, 2013; ICMBio, 2009), necessitando de maior valorização educacional desses organismos.

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