Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A interseccionalidade entre letramento digital, cultura digital e metodologias ativas tem ganhado visibilidade educacional e social, quando vivemos em um mundo cada vez mais mediado pelas tecnologias digitais, partindo disto, evidencia-se que a educação de crianças com Altas Habilidades/Superdotação(AH/SD) pode ser potencializada por esta metodologia de ensino. As metodologias ativas, por sua vez, agem como meios de aprofundamento e expansão de um conhecimento prévio desses sujeitos, possibilitando o letramento e a cultura digital em ambiente educacional incentivando sua participação ativa, autonomia e engajamento. O objetivo geral se dá em analisar o papel das metodologias ativas enquanto potencializadoras no processo de ensino e aprendizagem de estudantes com AH/SD. Para tanto o aporte teórico advém das contribuições de Moran (2015), Paulo Freire (1996), Magda Soares (2009) e Virgolim (2007). Segundo Moran (2015) a escola padronizada ensina e avalia a todos de forma igual e exige resultados previsíveis, ignorando que a sociedade do conhecimento é baseada em competências cognitivas, pessoais e sociais, que não se adquirem da forma convencional e que exigem proatividade, colaboração, personalização e visão empreendedora; em Freire (1996), este afirma que o ato de ensinar não se trata simplesmente de transferir conteúdos, mas de criar condições para que o discente possa produzir ou construir o seu próprio conhecimento. Já Virgolim (2007), retrata que os educadores que querem ajudar os jovens a obterem êxito no mundo atual devem estimular certos aspectos de sua personalidade que os permitam expandir seus talentos e aplicá-los em algum campo do conhecimento e da cultura, bem como Soares (2009), enfatiza que ser letrado é também ser cognitivamente diferente. O presente estudo, trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico que aborda as metodologias ativas, no cenário do letramento digital no processo de ensino e aprendizagem de indivíduos com Altas Habilidades/Superdotação.

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