METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
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As metodologias ativas, por sua vez, agem como meios de aprofundamento e expansão de um conhecimento prévio desses sujeitos, possibilitando o letramento e a cultura digital em ambiente educacional incentivando sua participação ativa, autonomia e engajamento. O objetivo geral se dá em analisar o papel das metodologias ativas enquanto potencializadoras no processo de ensino e aprendizagem de estudantes com AH/SD. Para tanto o aporte teórico advém das contribuições de Moran (2015), Paulo Freire (1996), Magda Soares (2009) e Virgolim (2007). Segundo Moran (2015) a escola padronizada ensina e avalia a todos de forma igual e exige resultados previsíveis, ignorando que a sociedade do conhecimento é baseada em competências cognitivas, pessoais e sociais, que não se adquirem da forma convencional e que exigem proatividade, colaboração, personalização e visão empreendedora; em Freire (1996), este afirma que o ato de ensinar não se trata simplesmente de transferir conteúdos, mas de criar condições para que o discente possa produzir ou construir o seu próprio conhecimento. Já Virgolim (2007), retrata que os educadores que querem ajudar os jovens a obterem êxito no mundo atual devem estimular certos aspectos de sua personalidade que os permitam expandir seus talentos e aplicá-los em algum campo do conhecimento e da cultura, bem como Soares (2009), enfatiza que ser letrado é também ser cognitivamente diferente. 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