Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ACOLHER, ESCUTAR, ENSINAR: MANEJO PSICOLÓGICO NA SALA DE AULA EM MOMENTOS DE CRISE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O aumento dos desastres climáticos globais, mais pessoas enfrentam emergências. No Brasil, tragédias como as enchentes no Rio Grande do Sul devastam cidades. Na infância e adolescência, a escola é a instituição que acolhe e media relações sócio-culturais estruturantes nas vidas dos estudantes. Alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 da ONU, a escola deve garantir uma formação relevante e igualitária. Nesse sentido, com o impacto das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, a partir da realidade vivenciada pela equipe de Psicologia de uma escola particular da cidade de Porto Alegre, foram desenvolvidas intervenções direcionadas ao acolhimento em situações emergenciais para professores como estratégia de redução de danos ao retorno pós enchente. Foram realizados encontros online com o objetivo de facilitar a vazão de possíveis angústias relativas ao retorno às aulas, foram desenvolvidos materiais de apoio, adaptados por etapas de desenvolvimento para o direcionamento do acolhimento escolar, foram disponibilizados momentos de escuta individual pela equipe de psicologia a toda comunidade escolar e, por fim, como intervenção permanente, foi elaborada uma cartilha para manejo psicológico na sala de aula em momentos de crise. Como resultado, destaca-se a participação expressiva e voluntária de professores nos encontros voltados à estruturação do retorno, na primeira semana de aula, que conduziram o manejo com maior preparo e segurança. Como desdobramento contínuo, a cartilha está em fase de preparação para publicação permanente. A iniciativa promove a efetivação do currículo socioemocional, valorizando a escuta qualificada e empática como base para o estabelecimento de redes de apoio descentralizadas da figura do psicólogo escolar e redirecionadas aos educadores que formam o corpo docente e de funcionários que participam do cotidiano dos estudantes.

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