Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO REPÓRTERES DA ESCOLA -UMA PRÁTICA EDUCOMUNICATIVA NO ENSINO DE LINGUAGENS NO ENSINO MÉDIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre a implementação de um projeto intitulado “Repórteres da Escola”, uma prática educomunicativa no ensino de linguagens no ensino médio. O objetivo do projeto foi promover o desenvolvimento de habilidades de escrita, leitura e comunicação por meio da produção de reportagens e materiais jornalísticos multimidiáticos, de forma a incentivar os estudantes a se envolverem ativamente com os conteúdos curriculares e aprendizagem ativa por meio da aplicação de práticas na área da educomunicação. A abordagem metodológica foi pautada na aprendizagem por meio de metodologias ativas e a intersecção entre as áreas de comunicação e educação: educomunicação, tendo como base o referencial teórico de Paulo Freire (1996), que destaca que o processo educativo precisa ser um espaço de construção de conhecimento, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e críticos a sociedade; e de Ismar de Oliveira Soares (2018), que afirma que a integração dos ecossistemas comunicativos e as propostas educativas de ensino tornam o aprendizado mais dinâmico e prepara os estudantes em uma formação cidadã, que permite aos estudantes expressar suas ideias e participar ativamente do processo educativo. Os resultados apontam que a prática contribuiu para o aprimoramento da competência linguística dos alunos, além de estimular o pensamento crítico e a capacidade de expressão, tanto escrita quanto oral. Observou-se também um aumento no engajamento dos estudantes, que se mostraram mais motivados e participantes nas atividades propostas para o ensino de linguagens até o final do último bimestre. Conclui-se que práticas educomunicativas, como o Projeto Repórteres da Escola, podem ser muito eficazes na promoção do ensino de linguagens, tornando o aprendizado mais dinâmico, colaborativo e alinhado às necessidades comunicativas dos estudantes no contexto contemporâneo, além de fortalecer uma formação crítica e cidadã.

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