PRÁTICAS DECOLONIAIS ANTIRRACISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125590 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1667 "inscrito_id" => 3760 "titulo" => "PRÁTICAS DECOLONIAIS ANTIRRACISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Este estudo tem como objetivo refletir acerca da prática docente na Educação Infantil, a partir de uma proposta educativa decolonial, considerando a necessidade de proporcionar espaços educativos que contemplem a diversidade étnica e cultural brasileira, tendo em vista o colonialismo ocasionado pelas relações de poder estabelecidas com a Europa. Para isso, foram elaborados os seguintes objetivos específicos: Conhecer quais as contribuições que a proposta decolonial imprime na luta por uma educação antirracista; Identificar a partir de uma experiência docente no contexto da Educação Infantil, quais os desafios encontrados no desenvolvimento de práticas pedagógicas decoloniais; Refletir sobre o planejamento e impacto das atividades de valorização da Cultura e História Afro-Brasileira, desenvolvidas em um contexto de Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e de campo, com dados proveniente de vivências em contexto de Educação Infantil, em uma turma de crianças de quatro anos de idade. Nesta produção textual buscamos compreender a importância das temáticas que envolvem a Educação para as Relações Étnico Raciais, desde a primeira infância. Alicerçamos nossas discussões na Lei 10.639 que garante a obrigatoriedade do ensino da história e cultura Afro-brasileira e africana na Educação Básica. Observamos que se torna essencial promover diálogos, discussões e aprendizagens acerca da nossa história e ancestralidade com crianças pequenas, promovendo ambientes em que as identidades sejam construídas de forma positiva, para que haja o sentimento de reconhecimento e pertencimento a uma cultura de pluralidade e resistência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3760_TB1667_30102025222403.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLE VITÓRIA PESSOA DE SALES SANTOS" "autor_nome_curto" => "DANIELLE" "autor_email" => "danisales533@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125590 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1667 "inscrito_id" => 3760 "titulo" => "PRÁTICAS DECOLONIAIS ANTIRRACISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Este estudo tem como objetivo refletir acerca da prática docente na Educação Infantil, a partir de uma proposta educativa decolonial, considerando a necessidade de proporcionar espaços educativos que contemplem a diversidade étnica e cultural brasileira, tendo em vista o colonialismo ocasionado pelas relações de poder estabelecidas com a Europa. Para isso, foram elaborados os seguintes objetivos específicos: Conhecer quais as contribuições que a proposta decolonial imprime na luta por uma educação antirracista; Identificar a partir de uma experiência docente no contexto da Educação Infantil, quais os desafios encontrados no desenvolvimento de práticas pedagógicas decoloniais; Refletir sobre o planejamento e impacto das atividades de valorização da Cultura e História Afro-Brasileira, desenvolvidas em um contexto de Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e de campo, com dados proveniente de vivências em contexto de Educação Infantil, em uma turma de crianças de quatro anos de idade. Nesta produção textual buscamos compreender a importância das temáticas que envolvem a Educação para as Relações Étnico Raciais, desde a primeira infância. Alicerçamos nossas discussões na Lei 10.639 que garante a obrigatoriedade do ensino da história e cultura Afro-brasileira e africana na Educação Básica. Observamos que se torna essencial promover diálogos, discussões e aprendizagens acerca da nossa história e ancestralidade com crianças pequenas, promovendo ambientes em que as identidades sejam construídas de forma positiva, para que haja o sentimento de reconhecimento e pertencimento a uma cultura de pluralidade e resistência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3760_TB1667_30102025222403.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLE VITÓRIA PESSOA DE SALES SANTOS" "autor_nome_curto" => "DANIELLE" "autor_email" => "danisales533@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }