Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS DECOLONIAIS ANTIRRACISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo tem como objetivo refletir acerca da prática docente na Educação Infantil, a partir de uma proposta educativa decolonial, considerando a necessidade de proporcionar espaços educativos que contemplem a diversidade étnica e cultural brasileira, tendo em vista o colonialismo ocasionado pelas relações de poder estabelecidas com a Europa. Para isso, foram elaborados os seguintes objetivos específicos: Conhecer quais as contribuições que a proposta decolonial imprime na luta por uma educação antirracista; Identificar a partir de uma experiência docente no contexto da Educação Infantil, quais os desafios encontrados no desenvolvimento de práticas pedagógicas decoloniais; Refletir sobre o planejamento e impacto das atividades de valorização da Cultura e História Afro-Brasileira, desenvolvidas em um contexto de Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e de campo, com dados proveniente de vivências em contexto de Educação Infantil, em uma turma de crianças de quatro anos de idade. Nesta produção textual buscamos compreender a importância das temáticas que envolvem a Educação para as Relações Étnico Raciais, desde a primeira infância. Alicerçamos nossas discussões na Lei 10.639 que garante a obrigatoriedade do ensino da história e cultura Afro-brasileira e africana na Educação Básica. Observamos que se torna essencial promover diálogos, discussões e aprendizagens acerca da nossa história e ancestralidade com crianças pequenas, promovendo ambientes em que as identidades sejam construídas de forma positiva, para que haja o sentimento de reconhecimento e pertencimento a uma cultura de pluralidade e resistência.

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