FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA: IMPACTO NO BEM-ESTAR DOCENTE E NA RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PERNAMBUCO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125592 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1671 "inscrito_id" => 8601 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA: IMPACTO NO BEM-ESTAR DOCENTE E NA RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PERNAMBUCO" "resumo" => "Com foco no fortalecimento do desempenho dos estudantes da rede estadual de Pernambuco, a presente pesquisa investigou a relação entre a formação continuada em Matemática e o bem-estar docente. Em 2024, análises dos resultados das avaliações externas, como o SAEPE e o SAEB, motivaram uma série de formações continuadas para professores de Matemática do 9º ano do Ensino Fundamental, no âmbito do projeto Reconquista. As ações visavam a recomposição das aprendizagens, em consonância com o Currículo de Pernambuco e a BNCC, buscando mitigar os impactos da pandemia. No entanto, observou-se que, além de metodologias de recomposição, os docentes necessitavam de suporte em relação ao seu próprio bem-estar, fragilizado pelo isolamento social. Diante dessa realidade, a GRE Metro Norte, em parceria com projetos de extensão de faculdades, incorporou práticas de autocuidado às formações. Foram realizadas atividades focadas na qualidade do sono e técnicas de relaxamento baseadas em mindfulness, visando à regulação emocional, à melhoria da comunicação e ao fortalecimento da saúde mental dos docentes. Com base nos relatos dos professores participantes, a formação com essa abordagem ampliada não apenas capacitou em metodologias de recomposição, mas também promoveu um ambiente de valorização e cuidado com a saúde mental e física. Essa abordagem integrada demonstrou potencial para fortalecer a qualidade da educação, pois professores mais equilibrados emocionalmente e fisicamente têm maior capacidade de impactar positivamente o aprendizado dos estudantes. O estudo conclui que investir no bem-estar docente é fundamental para a efetividade das ações de recomposição e para a melhoria do desempenho dos alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8601_TB1671_14102025220007.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ LISBOA DA SILVA NETO" "autor_nome_curto" => "JOSÉ LISBOA" "autor_email" => "jose.lsneto@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125592 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1671 "inscrito_id" => 8601 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA: IMPACTO NO BEM-ESTAR DOCENTE E NA RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PERNAMBUCO" "resumo" => "Com foco no fortalecimento do desempenho dos estudantes da rede estadual de Pernambuco, a presente pesquisa investigou a relação entre a formação continuada em Matemática e o bem-estar docente. Em 2024, análises dos resultados das avaliações externas, como o SAEPE e o SAEB, motivaram uma série de formações continuadas para professores de Matemática do 9º ano do Ensino Fundamental, no âmbito do projeto Reconquista. As ações visavam a recomposição das aprendizagens, em consonância com o Currículo de Pernambuco e a BNCC, buscando mitigar os impactos da pandemia. No entanto, observou-se que, além de metodologias de recomposição, os docentes necessitavam de suporte em relação ao seu próprio bem-estar, fragilizado pelo isolamento social. Diante dessa realidade, a GRE Metro Norte, em parceria com projetos de extensão de faculdades, incorporou práticas de autocuidado às formações. Foram realizadas atividades focadas na qualidade do sono e técnicas de relaxamento baseadas em mindfulness, visando à regulação emocional, à melhoria da comunicação e ao fortalecimento da saúde mental dos docentes. Com base nos relatos dos professores participantes, a formação com essa abordagem ampliada não apenas capacitou em metodologias de recomposição, mas também promoveu um ambiente de valorização e cuidado com a saúde mental e física. Essa abordagem integrada demonstrou potencial para fortalecer a qualidade da educação, pois professores mais equilibrados emocionalmente e fisicamente têm maior capacidade de impactar positivamente o aprendizado dos estudantes. O estudo conclui que investir no bem-estar docente é fundamental para a efetividade das ações de recomposição e para a melhoria do desempenho dos alunos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8601_TB1671_14102025220007.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ LISBOA DA SILVA NETO" "autor_nome_curto" => "JOSÉ LISBOA" "autor_email" => "jose.lsneto@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }