Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BRINCANDO E APRENDENDO: INVESTIGANDO A FOSSILIZAÇÃO ATRAVÉS DE JOGOS EDUCATIVOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125593
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1676
    "inscrito_id" => 9020
    "titulo" => "BRINCANDO E APRENDENDO: INVESTIGANDO A FOSSILIZAÇÃO ATRAVÉS DE JOGOS EDUCATIVOS"
    "resumo" => "O ensino de ciências tem buscado estratégias inovadoras para engajar os estudantes e promover uma aprendizagem significativa. Nesse contexto, o lúdico surge como uma ferramenta poderosa, capaz de transformar conceitos complexos em experiências prazerosas e interativas. Este trabalho tem como objetivo verificar a eficácia de dois jogos didáticos, “caçadores de fósseis” e “show da fossilização”, como ferramenta pedagógica no Ensino por Investigação, com enfoque no processo de fossilização. Por meio de uma pesquisa qualitativa, realizada por bolsistas PIBID, com alunos do 6º ano do ensino fundamental da E.M.E.I.F. Santa Terezinha/Cametá-PA. Os resultados indicam que os jogos didáticos são eficazes para facilitar a aprendizagem ativa do aluno, de forma interdisciplinar, estimulando o interesse e a curiosidade científica, além de propiciar a integração de teoria e prática de forma dinâmica e interativa, destacando-se como recursos valiosos para o ensino de ciências. Além disso, foram observados indicadores da Alfabetização Científica, como a compreensão de conceitos, pensamento crítico e a resolução de problemas. Os jogos didáticos são ferramentas pedagógicas fundamentais no ensino de ciências, especificamente no tema de fossilização, pois transformam conceitos abstratos em experiências concretas e significativas, tornando o aprendizado mais dinâmico, colaborativo e contextualizado, preparando os alunos para pensar de forma crítica e criativa sobre o saber científico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9020_TB1676_29102025195924.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO CARNEIRO DE SOUZA JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "FRANCIS SOUZA"
    "autor_email" => "francisco.souza.junior@cameta.ufpa.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125593
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1676
    "inscrito_id" => 9020
    "titulo" => "BRINCANDO E APRENDENDO: INVESTIGANDO A FOSSILIZAÇÃO ATRAVÉS DE JOGOS EDUCATIVOS"
    "resumo" => "O ensino de ciências tem buscado estratégias inovadoras para engajar os estudantes e promover uma aprendizagem significativa. Nesse contexto, o lúdico surge como uma ferramenta poderosa, capaz de transformar conceitos complexos em experiências prazerosas e interativas. Este trabalho tem como objetivo verificar a eficácia de dois jogos didáticos, “caçadores de fósseis” e “show da fossilização”, como ferramenta pedagógica no Ensino por Investigação, com enfoque no processo de fossilização. Por meio de uma pesquisa qualitativa, realizada por bolsistas PIBID, com alunos do 6º ano do ensino fundamental da E.M.E.I.F. Santa Terezinha/Cametá-PA. Os resultados indicam que os jogos didáticos são eficazes para facilitar a aprendizagem ativa do aluno, de forma interdisciplinar, estimulando o interesse e a curiosidade científica, além de propiciar a integração de teoria e prática de forma dinâmica e interativa, destacando-se como recursos valiosos para o ensino de ciências. Além disso, foram observados indicadores da Alfabetização Científica, como a compreensão de conceitos, pensamento crítico e a resolução de problemas. Os jogos didáticos são ferramentas pedagógicas fundamentais no ensino de ciências, especificamente no tema de fossilização, pois transformam conceitos abstratos em experiências concretas e significativas, tornando o aprendizado mais dinâmico, colaborativo e contextualizado, preparando os alunos para pensar de forma crítica e criativa sobre o saber científico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9020_TB1676_29102025195924.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO CARNEIRO DE SOUZA JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "FRANCIS SOUZA"
    "autor_email" => "francisco.souza.junior@cameta.ufpa.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O ensino de ciências tem buscado estratégias inovadoras para engajar os estudantes e promover uma aprendizagem significativa. Nesse contexto, o lúdico surge como uma ferramenta poderosa, capaz de transformar conceitos complexos em experiências prazerosas e interativas. Este trabalho tem como objetivo verificar a eficácia de dois jogos didáticos, “caçadores de fósseis” e “show da fossilização”, como ferramenta pedagógica no Ensino por Investigação, com enfoque no processo de fossilização. Por meio de uma pesquisa qualitativa, realizada por bolsistas PIBID, com alunos do 6º ano do ensino fundamental da E.M.E.I.F. Santa Terezinha/Cametá-PA. Os resultados indicam que os jogos didáticos são eficazes para facilitar a aprendizagem ativa do aluno, de forma interdisciplinar, estimulando o interesse e a curiosidade científica, além de propiciar a integração de teoria e prática de forma dinâmica e interativa, destacando-se como recursos valiosos para o ensino de ciências. Além disso, foram observados indicadores da Alfabetização Científica, como a compreensão de conceitos, pensamento crítico e a resolução de problemas. Os jogos didáticos são ferramentas pedagógicas fundamentais no ensino de ciências, especificamente no tema de fossilização, pois transformam conceitos abstratos em experiências concretas e significativas, tornando o aprendizado mais dinâmico, colaborativo e contextualizado, preparando os alunos para pensar de forma crítica e criativa sobre o saber científico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.