CAMINHOS INTERDISCIPLINARES: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
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Diante disso, esta pesquisa buscou desenvolver uma proposta de sequência de atividade com os objetos de conhecimento da Matemática e Biologia, a partir de uma revisão bibliográfica. Portanto, trata-se de uma pesquisa qualitativa, segundo Gil (2023), de natureza básica, objetivo exploratório e procedimentos documental e bibliográfico, que tratam o assunto da interdisciplinaridade entre a biologia e a matemática como abordagem. A busca da bibliografia foi realizada em sites como Google Acadêmico, Scielo e repositórios da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), diluídos em capítulos de livros, artigos e dissertações. As pesquisas revelam que diante da crise ambiental em que vivemos, em vista da falta de diálogo entre o sistema capitalista e o desenvolvimento sustentável, se torna fundamental pospostas para a Educação Ambiental. Nesse contexto, a prática interdisciplinar conecta a cidadania com o escolar, despertando a consciência crítica e fazendo conexões de saberes matemáticos e biológicos. Ademais, é necessário que propostas assim, possam ser articuladas em cursos de formação docente, de modo que cada professor em sua respectiva área de ensino, possa aplicar, junto a outros colegas, práticas de interdisciplinaridade. A proposta desenvolvida refere-se ao 7° ano do Ensino Fundamental, abarcando os objetos de conhecimento sequência, fractais, fenômenos naturais e impactos ambientais sob o uso das metodologias Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e Materiais Manipuláveis. Por fim, esta sequência possui cinco atividades que tem por objetivo reconhecer os padrões matemáticos presentes na natureza enquanto se reflete sobre as ações humanas na natureza." 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