Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LITERATURA E EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DOCENTES A PARTIR DE PESQUISAS ACADÊMICAS (2016-2023)

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125598
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1690
    "inscrito_id" => 4180
    "titulo" => "LITERATURA E EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DOCENTES A PARTIR DE PESQUISAS ACADÊMICAS (2016-2023)"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo de analisar de que maneira os trabalhos acadêmicos – artigos, dissertações e teses – publicados entre 2016 e 2023 evidenciam as práticas pedagógicas adotadas por professores da Educação Infantil ao utilizarem a literatura infantil em sala de aula. Além disso, busca-se compreender as concepções de literatura infantil que permeiam a atuação docente nesse contexto, contribuindo para a reflexão sobre essas práticas. A pesquisa teve início em 2023, no âmbito da disciplina Literatura Infantil, ofertada no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Metodologicamente, trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, pautado em pesquisa bibliográfica de caráter descritivo. O referencial teórico baseia-se, principalmente, nas concepções de Cosson (2006, 2020), que escreve sobre literatura e letramento literário, e de Farias (2004), que discute o uso da literatura infantil em sala de aula. Para a coleta de dados, foram analisados artigos científicos publicados nos últimos oito anos, obtidos por meio de buscas em bases de dados como Google Acadêmico e SciELO, bem como nos repositórios institucionais da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Os resultados da investigação indicam que a literatura infantil desempenha um papel central na Educação Infantil, sendo utilizada como recurso didático capaz de favorecer o desenvolvimento cognitivo, social e linguístico das crianças. Dessa forma, evidencia-se a necessidade de ampliar a valorização dessa prática no ambiente escolar, a fim de potencializar sua eficácia no processo de ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4180_TB1690_28102025062049.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA RODRIGUES DA ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA"
    "autor_email" => "lyanarodrigues15@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125598
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1690
    "inscrito_id" => 4180
    "titulo" => "LITERATURA E EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DOCENTES A PARTIR DE PESQUISAS ACADÊMICAS (2016-2023)"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo de analisar de que maneira os trabalhos acadêmicos – artigos, dissertações e teses – publicados entre 2016 e 2023 evidenciam as práticas pedagógicas adotadas por professores da Educação Infantil ao utilizarem a literatura infantil em sala de aula. Além disso, busca-se compreender as concepções de literatura infantil que permeiam a atuação docente nesse contexto, contribuindo para a reflexão sobre essas práticas. A pesquisa teve início em 2023, no âmbito da disciplina Literatura Infantil, ofertada no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Metodologicamente, trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, pautado em pesquisa bibliográfica de caráter descritivo. O referencial teórico baseia-se, principalmente, nas concepções de Cosson (2006, 2020), que escreve sobre literatura e letramento literário, e de Farias (2004), que discute o uso da literatura infantil em sala de aula. Para a coleta de dados, foram analisados artigos científicos publicados nos últimos oito anos, obtidos por meio de buscas em bases de dados como Google Acadêmico e SciELO, bem como nos repositórios institucionais da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Os resultados da investigação indicam que a literatura infantil desempenha um papel central na Educação Infantil, sendo utilizada como recurso didático capaz de favorecer o desenvolvimento cognitivo, social e linguístico das crianças. Dessa forma, evidencia-se a necessidade de ampliar a valorização dessa prática no ambiente escolar, a fim de potencializar sua eficácia no processo de ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4180_TB1690_28102025062049.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIANA RODRIGUES DA ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "JULIANA"
    "autor_email" => "lyanarodrigues15@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo tem como objetivo de analisar de que maneira os trabalhos acadêmicos – artigos, dissertações e teses – publicados entre 2016 e 2023 evidenciam as práticas pedagógicas adotadas por professores da Educação Infantil ao utilizarem a literatura infantil em sala de aula. Além disso, busca-se compreender as concepções de literatura infantil que permeiam a atuação docente nesse contexto, contribuindo para a reflexão sobre essas práticas. A pesquisa teve início em 2023, no âmbito da disciplina Literatura Infantil, ofertada no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Metodologicamente, trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, pautado em pesquisa bibliográfica de caráter descritivo. O referencial teórico baseia-se, principalmente, nas concepções de Cosson (2006, 2020), que escreve sobre literatura e letramento literário, e de Farias (2004), que discute o uso da literatura infantil em sala de aula. Para a coleta de dados, foram analisados artigos científicos publicados nos últimos oito anos, obtidos por meio de buscas em bases de dados como Google Acadêmico e SciELO, bem como nos repositórios institucionais da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Os resultados da investigação indicam que a literatura infantil desempenha um papel central na Educação Infantil, sendo utilizada como recurso didático capaz de favorecer o desenvolvimento cognitivo, social e linguístico das crianças. Dessa forma, evidencia-se a necessidade de ampliar a valorização dessa prática no ambiente escolar, a fim de potencializar sua eficácia no processo de ensino-aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.