Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COLEGIADOS ESCOLARES: A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES COLETIVAS QUE COEXISTEM COM AS IDENTIDADES INDIVIDUAIS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar como os órgãos colegiados escolares contribuem para a construção de identidades coletivas que coexistem com as identidades individuais. A pesquisa, de caráter qualitativo (Oliveira, 2012) e baseada em revisão bibliográfica (Boccato, 2006), fundamenta-se nas concepções teóricas de Stuart Hall (2006) e Manuel Castells (1999), que discutem a multiplicidade e a fragmentação das identidades no contexto contemporâneo. As transformações sociais e culturais, impulsionadas pela globalização, tornam a identidade um processo dinâmico, marcado pela interação entre o individual e o coletivo. A história dos colegiados no Brasil remonta à Constituição de 1988 (Brasil, 1988), consolidando a gestão democrática da educação. Esses espaços possibilitam o diálogo entre diferentes atores da comunidade escolar, garantindo maior representatividade e interação entre identidades individuais e coletivas. No entanto, para que os colegiados desempenhem esse papel, é necessário fortalecer práticas inclusivas e democráticas. Ao promoverem a negociação identitária, os colegiados ampliam a participação ativa na escola e fortalecem o compromisso com a cidadania. Assim, além de instâncias administrativas, tornam-se espaços de construção coletiva do saber, fundamentais para uma educação transformadora e alinhada às complexidades contemporâneas. Dessa forma, os colegiados não apenas contribuem para a gestão participativa da escola, mas também desempenham um papel fundamental na construção de uma educação mais democrática e transformadora.

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