A EXPERIÊNCIA DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA FORMAÇÃO DE PIBIDIANOS: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E FORMAÇÃO DE LEITORES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125600 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1694 "inscrito_id" => 2557 "titulo" => "A EXPERIÊNCIA DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA FORMAÇÃO DE PIBIDIANOS: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E FORMAÇÃO DE LEITORES" "resumo" => "A pesquisa teve como objetivo apresentar vivências durante a oficina de contação de histórias e a formação de leitores na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para pibidianos do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O trabalho apresenta relatos que delinearam a formação interdisciplinar, envolvendo as áreas de Arte e Língua Portuguesa, descrevendo as atividades realizadas na oficina. Além disso, explica como a formação foi conduzida e analisa o processo sob a perspectiva das formadoras. O artigo destaca a importância de tecer diálogos entre professores da Educação Básica e pibidianos antes que estes tenham os primeiros contatos com seu espaço de atuação: a sala de aula. Conduzido por uma abordagem qualitativa (Pimenta, 2011), utilizou-se a pesquisa bibliográfica, tendo como embasamento teórico, as concepções de Moreira e Candau (2003), autores que se dedicam ao estudo da cultura escolar; Tardif (2002), estudioso dos saberes necessários para a formação docente; Munduruku (2015), escritor indígena com uma ampla esperiência sobre os estudos da contação de histórias e Britto (2012), cujos estudos são voltados para a leitura. Por fim, este estudo aponta as contribuições proporcionadas pela formação, tanto às docentes formadoras quanto aos pibidianos, além de destacar a relevância de programas como o Pibid no curso de Licenciatura em Pedagogiada UFAM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2557_TB1694_30102025001545.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELLY CRISTINA BATISTA DE CASTRO" "autor_nome_curto" => "KELLY" "autor_email" => "kelly_86batista@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125600 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1694 "inscrito_id" => 2557 "titulo" => "A EXPERIÊNCIA DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA FORMAÇÃO DE PIBIDIANOS: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E FORMAÇÃO DE LEITORES" "resumo" => "A pesquisa teve como objetivo apresentar vivências durante a oficina de contação de histórias e a formação de leitores na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para pibidianos do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O trabalho apresenta relatos que delinearam a formação interdisciplinar, envolvendo as áreas de Arte e Língua Portuguesa, descrevendo as atividades realizadas na oficina. Além disso, explica como a formação foi conduzida e analisa o processo sob a perspectiva das formadoras. O artigo destaca a importância de tecer diálogos entre professores da Educação Básica e pibidianos antes que estes tenham os primeiros contatos com seu espaço de atuação: a sala de aula. Conduzido por uma abordagem qualitativa (Pimenta, 2011), utilizou-se a pesquisa bibliográfica, tendo como embasamento teórico, as concepções de Moreira e Candau (2003), autores que se dedicam ao estudo da cultura escolar; Tardif (2002), estudioso dos saberes necessários para a formação docente; Munduruku (2015), escritor indígena com uma ampla esperiência sobre os estudos da contação de histórias e Britto (2012), cujos estudos são voltados para a leitura. Por fim, este estudo aponta as contribuições proporcionadas pela formação, tanto às docentes formadoras quanto aos pibidianos, além de destacar a relevância de programas como o Pibid no curso de Licenciatura em Pedagogiada UFAM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2557_TB1694_30102025001545.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELLY CRISTINA BATISTA DE CASTRO" "autor_nome_curto" => "KELLY" "autor_email" => "kelly_86batista@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }