A INVASÃO DO BRASIL PELA PERSPECTIVA INDÍGENA, DESTACANDO A RESISTÊNCIA, OS IMPACTOS E A MEMÓRIA DOS POVOS ORIGINÁRIOS, CONFORME A LEI 11.645/08 APRESENTADA PELO JOGO DIDÁTICO: TERRA SEM MALES
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Foi desenvolvido com o objetivo de apresentar a invasão do Brasil pela perspectiva indígena, indo além dos relatos tradicionais dos livros didáticos, tendo em vista que em nossa experiencia enquanto alunos da educação básica percebemos que os livros didáticos costumam privilegiar a narrativa dos colonizadores. Ao estudarmos a Lei n°11.645 percebemos a importância de inserir a perspectiva indígena no ensino. Para tanto, foi necessário mostrar os indígenas como agentes ativos da história, questionar a ideia de "descobrimento" e expor as violências e impactos da invasão sob a ótica dos povos originários, utilizar elementos lúdicos e interativos para tornar o ensino da história indígena mais envolvente. Realizou-se assim, um estudo de diversos modelos de jogos dos quais foram selecionados aqueles que se encaixassem melhor na nossa abordagem metodológica, após muita discussão o modelo escolhido foi o RPG, uma modalidade que permite aos alunos se aventurarem pela história indígena. 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