MÚSICA, INTEGRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO : A PERCEPÇAO DE EDUCADORES E EDUCADORAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125603 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1700 "inscrito_id" => 5440 "titulo" => "MÚSICA, INTEGRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO : A PERCEPÇAO DE EDUCADORES E EDUCADORAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Como tema recorrente para se compreender as diversas perspectivas e abordagens sobre a prática pedagógica que motiva e desperta para a criatividade, socialização e aprendizagem, esse estudo pautou-se em analisar a percepção docente sobre a importância da música no processo do ensino e da aprendizagem em uma escola de educação básica. Desse modo, realizou-se abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados por meio de questões abertas e fechadas em formulário online. Assim, a pesquisa descreve sobre a percepção e a prática profissional em relação às principais contribuições, desafios e possibilidades proporcionadas pela música, tendo em vista uma aprendizagem inovadora, interdisciplinar e motivadora. Nesse sentido, os resultados revelaram que a música é considerada importante recurso pedagógico na ludicidade, criatividade, raciocínio, socialização e interesse no desenvolvimento das atividades pedagógicas. Denota-se, desse modo, a riqueza e múltiplas possibilidades educativas proporcionadas em um contexto onde a música é apresentada como proposta pedagógica. Sobretudo destaca a prática pedagógica como processo integrador que socializa e cria possibilidades para que a aprendizagem aconteça numa perspectiva mais interessante para estudantes e docentes. Os apontamentos caracterizaram a música como um universo que conjuga expressão de sentimentos, ideias, valores culturais e comunicação, ao mesmo tempo em que favorece o desenvolvimento e o bem-estar discente . Todavia, apesar dos fatores positivos, a pesquisa apontou também que há desafios a serem superados para que a música se torne uma prática efetivamente transformadora no processo educativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5440_TB1700_24102025112909.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA MARIA BLANCO TELES MOULIN" "autor_nome_curto" => "ANA MOULIN" "autor_email" => "ammoulinam@yahoo.com.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125603 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1700 "inscrito_id" => 5440 "titulo" => "MÚSICA, INTEGRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO : A PERCEPÇAO DE EDUCADORES E EDUCADORAS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Como tema recorrente para se compreender as diversas perspectivas e abordagens sobre a prática pedagógica que motiva e desperta para a criatividade, socialização e aprendizagem, esse estudo pautou-se em analisar a percepção docente sobre a importância da música no processo do ensino e da aprendizagem em uma escola de educação básica. Desse modo, realizou-se abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados por meio de questões abertas e fechadas em formulário online. Assim, a pesquisa descreve sobre a percepção e a prática profissional em relação às principais contribuições, desafios e possibilidades proporcionadas pela música, tendo em vista uma aprendizagem inovadora, interdisciplinar e motivadora. Nesse sentido, os resultados revelaram que a música é considerada importante recurso pedagógico na ludicidade, criatividade, raciocínio, socialização e interesse no desenvolvimento das atividades pedagógicas. Denota-se, desse modo, a riqueza e múltiplas possibilidades educativas proporcionadas em um contexto onde a música é apresentada como proposta pedagógica. Sobretudo destaca a prática pedagógica como processo integrador que socializa e cria possibilidades para que a aprendizagem aconteça numa perspectiva mais interessante para estudantes e docentes. Os apontamentos caracterizaram a música como um universo que conjuga expressão de sentimentos, ideias, valores culturais e comunicação, ao mesmo tempo em que favorece o desenvolvimento e o bem-estar discente . Todavia, apesar dos fatores positivos, a pesquisa apontou também que há desafios a serem superados para que a música se torne uma prática efetivamente transformadora no processo educativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5440_TB1700_24102025112909.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA MARIA BLANCO TELES MOULIN" "autor_nome_curto" => "ANA MOULIN" "autor_email" => "ammoulinam@yahoo.com.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }