EDUCAÇÃO INCLUSIVA E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125604 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1702 "inscrito_id" => 5987 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL" "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo analisar, sucintamente, o processo histórico do desenvolvimento da defectologia - aprendizagem das pessoas com deficiência, compensação e estratégias de práticas pedagógicas realizadas no ambiente educacional. Para tanto, retomou-se a compreensão do surgimento da Educação Especial por Lev Vigotsky. Entende-se que a organização das mediações pedagógicas é determinante para o desenvolvimento cognitivo de estudante com deficiência intelectual. A partir da formação de conceitos desses estudantes, destaca-se a importância das mediações no processo de ensino para assim ocorrer a aprendizagem por meio das relações práticas e verbais entre a criança, o meio e as pessoas ao seu redor. A ideia de compensação social surge como uma metodologia educacional voltada à inserção dos indivíduos na vida laboral e cotidiana. A metodologia centrou-se em uma resenha crítica, direcionada a uma breve análise de textos sobre o pensamento Vigotskiano e suas implicações na área da Educação Especial. Nesse sentido, serão apresentadas contribuições das obras de Vygotsky na perspectiva de autores que analisam esse importante teórico. A partir dos resultados, as análises dos textos resenhados apontam sobre a compensação social, onde a compensação não deveria se basear na limitação biológica, mas na criação de novas formas de participação social e aprendizado. O professor, como mediador do conhecimento, deve propor estratégias que desafiem o estudante a ampliar seus conceitos e utilizar novas formas de expressão, promovendo uma aprendizagem significativa e favorecendo o desenvolvimento das funções psicológicas superiores desses estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5987_TB1702_14102025225017.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALDENICE SEVERINA DE LIMA MELO" "autor_nome_curto" => "VALDENICE LIMA" "autor_email" => "valdenicelima.melo@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125604 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1702 "inscrito_id" => 5987 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL" "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo analisar, sucintamente, o processo histórico do desenvolvimento da defectologia - aprendizagem das pessoas com deficiência, compensação e estratégias de práticas pedagógicas realizadas no ambiente educacional. Para tanto, retomou-se a compreensão do surgimento da Educação Especial por Lev Vigotsky. Entende-se que a organização das mediações pedagógicas é determinante para o desenvolvimento cognitivo de estudante com deficiência intelectual. A partir da formação de conceitos desses estudantes, destaca-se a importância das mediações no processo de ensino para assim ocorrer a aprendizagem por meio das relações práticas e verbais entre a criança, o meio e as pessoas ao seu redor. A ideia de compensação social surge como uma metodologia educacional voltada à inserção dos indivíduos na vida laboral e cotidiana. A metodologia centrou-se em uma resenha crítica, direcionada a uma breve análise de textos sobre o pensamento Vigotskiano e suas implicações na área da Educação Especial. Nesse sentido, serão apresentadas contribuições das obras de Vygotsky na perspectiva de autores que analisam esse importante teórico. A partir dos resultados, as análises dos textos resenhados apontam sobre a compensação social, onde a compensação não deveria se basear na limitação biológica, mas na criação de novas formas de participação social e aprendizado. O professor, como mediador do conhecimento, deve propor estratégias que desafiem o estudante a ampliar seus conceitos e utilizar novas formas de expressão, promovendo uma aprendizagem significativa e favorecendo o desenvolvimento das funções psicológicas superiores desses estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5987_TB1702_14102025225017.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALDENICE SEVERINA DE LIMA MELO" "autor_nome_curto" => "VALDENICE LIMA" "autor_email" => "valdenicelima.melo@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }