MULHERES EM CARGO DE GESTÃO NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA E O ROMPIMENTO DO TETO DE VIDRO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125606 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1706 "inscrito_id" => 6438 "titulo" => "MULHERES EM CARGO DE GESTÃO NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA E O ROMPIMENTO DO TETO DE VIDRO" "resumo" => "Historicamente, a divisão sexual do trabalho tem atribuído às mulheres uma posição de pouca visibilidade e prestígio na sociedade. Aos homens é confiado o trabalho externo e mais valorizado economicamente e a elas, o trabalho doméstico, invisível e desvalorizado econômica e socialmente. No entanto, por meio de lutas e resistências, as mulheres têm reivindicado seu espaço no mundo do trabalho assalariado. Quando se trata de sua ascensão a cargos de poder, as lutas das mulheres ainda são constantes na atualidade. Seja no serviço público ou privado, são mais raras as mulheres que chegam aos altos postos de comando. Embora sejam maioria em todos os níveis e modalidades de ensino como estudantes, quando falamos da gestão acadêmica a situação é diferente. Mulheres gestoras se concentra na Educação Básica, com pouca atuando nesses cargos em Universidades ou em Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFET) e Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia (IF). Assim sendo, este artigo deriva de uma pesquisa bibliográfica que discute o Fenômeno do Teto de Vidro e o debate no contexto mencionado. Apresentam-se os conceitos e discute-se a presença desse fenômeno na área educacional, sobretudo na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (RFEPT). Busca-se compreender como se dá a divisão sexual do trabalho nesses espaços e objetiva-se trazer o tema ao debate acadêmico, com a esperança de lograr mudanças significativas nesse cenário, com vistas a reduzir as diferenças que existem entre os gêneros na Educação Profissional e Tecnológica. Conclui-se que as pesquisas têm demonstrado dificuldades e desafios que são enfrentados pelas mulheres na busca de cargo de gestão. Dessa maneira, acredita-se que a necessidade de ações sociais voltadas a promoção da participação feminina nesses postos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6438_TB1706_20102025093833.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARMEN LUCIA DE CASSIA PONGELUPE ASSIS" "autor_nome_curto" => "CARMEN ASSIS" "autor_email" => "carmenpongelupeassis87@gmail.com.br" "autor_ies" => "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET/MG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125606 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1706 "inscrito_id" => 6438 "titulo" => "MULHERES EM CARGO DE GESTÃO NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA E O ROMPIMENTO DO TETO DE VIDRO" "resumo" => "Historicamente, a divisão sexual do trabalho tem atribuído às mulheres uma posição de pouca visibilidade e prestígio na sociedade. Aos homens é confiado o trabalho externo e mais valorizado economicamente e a elas, o trabalho doméstico, invisível e desvalorizado econômica e socialmente. No entanto, por meio de lutas e resistências, as mulheres têm reivindicado seu espaço no mundo do trabalho assalariado. Quando se trata de sua ascensão a cargos de poder, as lutas das mulheres ainda são constantes na atualidade. Seja no serviço público ou privado, são mais raras as mulheres que chegam aos altos postos de comando. Embora sejam maioria em todos os níveis e modalidades de ensino como estudantes, quando falamos da gestão acadêmica a situação é diferente. Mulheres gestoras se concentra na Educação Básica, com pouca atuando nesses cargos em Universidades ou em Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFET) e Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia (IF). Assim sendo, este artigo deriva de uma pesquisa bibliográfica que discute o Fenômeno do Teto de Vidro e o debate no contexto mencionado. Apresentam-se os conceitos e discute-se a presença desse fenômeno na área educacional, sobretudo na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (RFEPT). Busca-se compreender como se dá a divisão sexual do trabalho nesses espaços e objetiva-se trazer o tema ao debate acadêmico, com a esperança de lograr mudanças significativas nesse cenário, com vistas a reduzir as diferenças que existem entre os gêneros na Educação Profissional e Tecnológica. Conclui-se que as pesquisas têm demonstrado dificuldades e desafios que são enfrentados pelas mulheres na busca de cargo de gestão. Dessa maneira, acredita-se que a necessidade de ações sociais voltadas a promoção da participação feminina nesses postos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6438_TB1706_20102025093833.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARMEN LUCIA DE CASSIA PONGELUPE ASSIS" "autor_nome_curto" => "CARMEN ASSIS" "autor_email" => "carmenpongelupeassis87@gmail.com.br" "autor_ies" => "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET/MG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }