INTEGRANDO SABERES: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS DA INTERDISCIPLINARIDADE EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE CARAÚBAS/RN
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125607 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1708 "inscrito_id" => 7942 "titulo" => "INTEGRANDO SABERES: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS DA INTERDISCIPLINARIDADE EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE CARAÚBAS/RN" "resumo" => "Este estudo aborda a interdisciplinaridade no ensino básico, analisando sua aplicação na Escola Estadual, em Caraúbas, RN. A fundamentação teórica apoia-se em autores como Pombo (2004), que discute a interdisciplinaridade como um meio de superar a fragmentação do ensino, Japiassu (1976) e Fazenda (2008), que enfatiza a necessidade de uma abordagem integradora no contexto escolar. A metodologia envolveu entrevistas com docentes de diferentes formações e níveis de experiência, permitindo uma visão ampla sobre as práticas interdisciplinares na escola estudada. A pesquisa qualitativa, pesquisa de campo realizada por meio de entrevistas com dois docentes, busca compreender as estratégias utilizadas, os desafios enfrentados e as percepções dos professores sobre os impactos dessa abordagem no aprendizado dos alunos. Os resultados revelam que os professores adotam práticas interdisciplinares ao integrar disciplinas como sociologia, filosofia, literatura e ciências, promovendo conexões entre diferentes áreas do conhecimento. Projetos interdisciplinares, como feiras de ciências e atividades eletivas, também são utilizados para enriquecer o aprendizado dos estudantes. No entanto, desafios estruturais e institucionais são evidentes, incluindo a falta de recursos financeiros, dificuldades na articulação entre diferentes componentes curriculares e o pouco envolvimento da comunidade escolar na construção de projetos interdisciplinares. A pesquisa também destaca o papel do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola, que contempla a interdisciplinaridade e passa por atualizações para fortalecer essa abordagem. Além disso, os professores reconhecem a importância da participação da família na educação interdisciplinar, ressaltando que a aprendizagem é um processo coletivo que envolve a escola e a sociedade. Os achados da pesquisa evidenciam um compromisso dos educadores com a interdisciplinaridade, apesar das dificuldades institucionais. O estudo contribui para o debate sobre a importância dessa abordagem no ensino básico, reforçando sua relevância na construção de um aprendizado mais contextualizado, significativo e conectado às necessidades do mundo contemporâneo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7942_TB1708_22102025105804.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARA LOUISE ESTEVAM DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LARA" "autor_email" => "laral7584@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125607 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1708 "inscrito_id" => 7942 "titulo" => "INTEGRANDO SABERES: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS DA INTERDISCIPLINARIDADE EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE CARAÚBAS/RN" "resumo" => "Este estudo aborda a interdisciplinaridade no ensino básico, analisando sua aplicação na Escola Estadual, em Caraúbas, RN. A fundamentação teórica apoia-se em autores como Pombo (2004), que discute a interdisciplinaridade como um meio de superar a fragmentação do ensino, Japiassu (1976) e Fazenda (2008), que enfatiza a necessidade de uma abordagem integradora no contexto escolar. A metodologia envolveu entrevistas com docentes de diferentes formações e níveis de experiência, permitindo uma visão ampla sobre as práticas interdisciplinares na escola estudada. A pesquisa qualitativa, pesquisa de campo realizada por meio de entrevistas com dois docentes, busca compreender as estratégias utilizadas, os desafios enfrentados e as percepções dos professores sobre os impactos dessa abordagem no aprendizado dos alunos. Os resultados revelam que os professores adotam práticas interdisciplinares ao integrar disciplinas como sociologia, filosofia, literatura e ciências, promovendo conexões entre diferentes áreas do conhecimento. Projetos interdisciplinares, como feiras de ciências e atividades eletivas, também são utilizados para enriquecer o aprendizado dos estudantes. No entanto, desafios estruturais e institucionais são evidentes, incluindo a falta de recursos financeiros, dificuldades na articulação entre diferentes componentes curriculares e o pouco envolvimento da comunidade escolar na construção de projetos interdisciplinares. A pesquisa também destaca o papel do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola, que contempla a interdisciplinaridade e passa por atualizações para fortalecer essa abordagem. Além disso, os professores reconhecem a importância da participação da família na educação interdisciplinar, ressaltando que a aprendizagem é um processo coletivo que envolve a escola e a sociedade. Os achados da pesquisa evidenciam um compromisso dos educadores com a interdisciplinaridade, apesar das dificuldades institucionais. O estudo contribui para o debate sobre a importância dessa abordagem no ensino básico, reforçando sua relevância na construção de um aprendizado mais contextualizado, significativo e conectado às necessidades do mundo contemporâneo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7942_TB1708_22102025105804.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARA LOUISE ESTEVAM DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LARA" "autor_email" => "laral7584@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }