Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTEGRANDO SABERES: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS DA INTERDISCIPLINARIDADE EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE CARAÚBAS/RN

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo aborda a interdisciplinaridade no ensino básico, analisando sua aplicação na Escola Estadual, em Caraúbas, RN. A fundamentação teórica apoia-se em autores como Pombo (2004), que discute a interdisciplinaridade como um meio de superar a fragmentação do ensino, Japiassu (1976) e Fazenda (2008), que enfatiza a necessidade de uma abordagem integradora no contexto escolar. A metodologia envolveu entrevistas com docentes de diferentes formações e níveis de experiência, permitindo uma visão ampla sobre as práticas interdisciplinares na escola estudada. A pesquisa qualitativa, pesquisa de campo realizada por meio de entrevistas com dois docentes, busca compreender as estratégias utilizadas, os desafios enfrentados e as percepções dos professores sobre os impactos dessa abordagem no aprendizado dos alunos. Os resultados revelam que os professores adotam práticas interdisciplinares ao integrar disciplinas como sociologia, filosofia, literatura e ciências, promovendo conexões entre diferentes áreas do conhecimento. Projetos interdisciplinares, como feiras de ciências e atividades eletivas, também são utilizados para enriquecer o aprendizado dos estudantes. No entanto, desafios estruturais e institucionais são evidentes, incluindo a falta de recursos financeiros, dificuldades na articulação entre diferentes componentes curriculares e o pouco envolvimento da comunidade escolar na construção de projetos interdisciplinares. A pesquisa também destaca o papel do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola, que contempla a interdisciplinaridade e passa por atualizações para fortalecer essa abordagem. Além disso, os professores reconhecem a importância da participação da família na educação interdisciplinar, ressaltando que a aprendizagem é um processo coletivo que envolve a escola e a sociedade. Os achados da pesquisa evidenciam um compromisso dos educadores com a interdisciplinaridade, apesar das dificuldades institucionais. O estudo contribui para o debate sobre a importância dessa abordagem no ensino básico, reforçando sua relevância na construção de um aprendizado mais contextualizado, significativo e conectado às necessidades do mundo contemporâneo.

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