Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS DA ZONA COSTEIRA AMAZÔNICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O desenvolvimento de ações para preservação e conservação dos ambientes costeiros é uma necessidade urgente, que pode ser atendida por meio da educação ambiental. Nas escolas, a crescente demanda por discussões sobre questões ambientais reforça a importância da educação ambiental para mitigar os impactos da ação antrópica, especialmente em regiões onde a dinâmica social está diretamente ligada aos ecossistemas costeiros. Neste contexto, analisamos estratégias de intervenção em educação ambiental voltadas para ambientes costeiros durante a execução de projetos de extensão, destacando os ecossistemas costeiros do município de Bragança-PA. Para isso, realizamos uma análise qualitativa, onde os fenômenos educativos foram interpretados a partir de uma realidade dinâmica e complexa, buscando compreender o contexto educacional da forma mais abrangente possível. Diferentes estratégias (aulas práticas, excursões pedagógicas, apresentações culturais etc.) em educação ambiental foram realizadas em 2 escolas da rede estadual (E.E.E.F.M. Profa. Argentina Pereira e E.E.E.F.M. Mario Queiroz do Rosário, de ensino do município de Bragança-PA. Na E.E.E.F.M. Profa. Argentina Pereira, as atividades desenvolvidas (discussões em sala, aulas de campo, exposições científico-culturais e experiências práticas) ajudaram os alunos a unir conceitos teóricos com aplicações no mundo real, reforçando a importância da sustentabilidade. Na E.E.E.F.M. Mario Queiroz do Rosário, todas as atividades (discussões em sala, aulas de campo e experimentos de laboratório) desenvolvidas aumentaram a conscientização dos alunos sobre os ambientes costeiros, e apesar do baixo envolvimento inicial, as experiências práticas em diferentes ecossistemas e análises laboratoriais aumentaram a compreensão da dinâmica ecológica e do impacto humano nestes ambientes. Em ambas as escolas, os professores e coordenadores observaram um aumento na motivação dos alunos, destacando a eficácia da educação experimental e interdisciplinar na promoção da responsabilidade ambiental. Por fim, concluímos que a adoção de distintas estratégias em educação ambiental é excelente ferramenta para o desenvolvimento do pensamento crítico para preservação do ambiente costeiro.

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