AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARA ESTUDANTES NEURODIVERGENTES: UM DESAFIO OU UMA FORMA INOVADORA DE INCLUSÃO.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125615 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1735 "inscrito_id" => 4169 "titulo" => "AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARA ESTUDANTES NEURODIVERGENTES: UM DESAFIO OU UMA FORMA INOVADORA DE INCLUSÃO." "resumo" => "Avaliar significa fazer um julgamento, ou seja, aplicar um juízo de valor. A avaliação, desde os primórdios, foi aplicada como classificatória, como discriminatória ou como seletiva. O termo avaliação da aprendizagem indicava que o estudante devolvia na prova aquilo que tinha decorado ou aquilo que o professor tinha reforçado em sala de aula. Alguns autores como Fernandes (2009), Freire (1984), Passarelli (2024), Santos Guerra (2007), traz a concepção da avaliação como aprendizagem, ou seja, a favor da aprendizagem do estudante. Vem à tona, neste contexto, a situação do estudante neurodivergente e a formação do professor, que, durante a pesquisa realizada, confessou não ter o preparo necessário para elaborar uma avaliação que atenda ao estudante neurodivergente. Participaram desta pesquisa cinco professores de escola privada e cinco de escola pública que ministram aulas no Ensino Médio na cidade de São Paulo- SP. A fundamentação teórica referente à formação de professores se baseia em Alarcão (2009), Black (2019) e Luckesi (2011). Os objetivos desta pesquisa são: a) analisar as possibilidades de oferecer, orientações para a elaboração de provas, realmente, diferenciadas, de forma que atendam às necessidades de estudantes inclusivos, b) propor outros instrumentos avaliativos, que não seja a prova, mas que sejam eficazes no tocante ao aprendizado. A metodologia será de cunho qualitativo e a entrevista semiestruturada será o instrumento usado para produzir os dados dos participantes. Uma oficina será elabora para vinte professores e ao término dessa oficina, as avaliações confeccionadas serão aplicadas em dez estudantes neurodivergentes de uma escola pública da zona leste da cidade de São Paulo-SP. A avaliação adaptada foi aplicada e os resultados foram cerca de 70% melhores do que os estudantes apresentavam nas avaliações anteriores. As questões foram respondidas com mais autonomia, demonstrando interesse e motivação. Os professores repensaram seu fazer pedagógico em relação a avaliação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4169_TB1735_26102025203512.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEONAM AURICCHIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LEONAM" "autor_email" => "leoauricchio@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL (UNICSUL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125615 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1735 "inscrito_id" => 4169 "titulo" => "AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARA ESTUDANTES NEURODIVERGENTES: UM DESAFIO OU UMA FORMA INOVADORA DE INCLUSÃO." "resumo" => "Avaliar significa fazer um julgamento, ou seja, aplicar um juízo de valor. A avaliação, desde os primórdios, foi aplicada como classificatória, como discriminatória ou como seletiva. O termo avaliação da aprendizagem indicava que o estudante devolvia na prova aquilo que tinha decorado ou aquilo que o professor tinha reforçado em sala de aula. Alguns autores como Fernandes (2009), Freire (1984), Passarelli (2024), Santos Guerra (2007), traz a concepção da avaliação como aprendizagem, ou seja, a favor da aprendizagem do estudante. Vem à tona, neste contexto, a situação do estudante neurodivergente e a formação do professor, que, durante a pesquisa realizada, confessou não ter o preparo necessário para elaborar uma avaliação que atenda ao estudante neurodivergente. Participaram desta pesquisa cinco professores de escola privada e cinco de escola pública que ministram aulas no Ensino Médio na cidade de São Paulo- SP. A fundamentação teórica referente à formação de professores se baseia em Alarcão (2009), Black (2019) e Luckesi (2011). Os objetivos desta pesquisa são: a) analisar as possibilidades de oferecer, orientações para a elaboração de provas, realmente, diferenciadas, de forma que atendam às necessidades de estudantes inclusivos, b) propor outros instrumentos avaliativos, que não seja a prova, mas que sejam eficazes no tocante ao aprendizado. A metodologia será de cunho qualitativo e a entrevista semiestruturada será o instrumento usado para produzir os dados dos participantes. Uma oficina será elabora para vinte professores e ao término dessa oficina, as avaliações confeccionadas serão aplicadas em dez estudantes neurodivergentes de uma escola pública da zona leste da cidade de São Paulo-SP. A avaliação adaptada foi aplicada e os resultados foram cerca de 70% melhores do que os estudantes apresentavam nas avaliações anteriores. As questões foram respondidas com mais autonomia, demonstrando interesse e motivação. Os professores repensaram seu fazer pedagógico em relação a avaliação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4169_TB1735_26102025203512.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEONAM AURICCHIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LEONAM" "autor_email" => "leoauricchio@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL (UNICSUL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }