GOOGLE EARTH NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESTUDOS E AÇÕES PARA SUPERAÇÃO DOS DESAFIOS LOCAIS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125616 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1737 "inscrito_id" => 8497 "titulo" => "GOOGLE EARTH NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESTUDOS E AÇÕES PARA SUPERAÇÃO DOS DESAFIOS LOCAIS" "resumo" => "A crise socioambiental que impacta todos os ecossistemas no planeta exige intervenções imediatas. A educação ambiental crítica contribui para a formação de uma consciência ecológica, e desempenha um papel central na capacitação dos indivíduos para agir em prol de mudanças sustentáveis e socialmente justas. A pesquisa teve como objetivo desenvolver, nos estudantes da educação básica, a compreensão sobre a importância da manutenção da biodiversidade e da preservação dos ecossistemas globais e locais, com foco especial nos ecossistemas costeiros da cidade de Cabedelo, PB. O estudo, de caráter qualitativo, foi desenvolvido na Escola Cidadã Integral Técnica José Guedes Cavalcanti, da cidade de Cabedelo-PB, com 5 turmas da 1ª Série do Ensino Médio, totalizando 120 estudantes, com faixa etária entre 15 e 18 anos. A metodologia adotada envolveu diagnóstico prévio dos conhecimentos dos estudantes, atividades investigativas e produção de materiais educativos digitais. Como ferramenta didática, o Google Earth foi utilizado para análise espacial e compreensão dos impactos ambientais nos ecossistemas costeiros locais, favorecendo uma aprendizagem mais dinâmica e contextualizada. Fundamentada em autores como Loureiro (2004) e Sauvé (2005), as atividades foram desenvolvidas numa abordagem investigativa, estimulando o pensamento crítico e o engajamento dos estudantes, permitindo a construção coletiva do conhecimento. Foram desenvolvidos estudos que abordam as relações entre os fatores climáticos, a distribuição dos biomas brasileiros e os impactos ambientais, com enfoque na Paraíba e no município de Cabedelo, destacando a importância da biodiversidade e da preservação ambiental dos ecossistemas locais. Os resultados evidenciaram a importância de estratégias pedagógicas que se aproximam dos estudantes de suas realidades locais, promovendo o senso de responsabilidade ambiental. A experiência reforça o potencial das metodologias ativas no ensino de biologia, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e engajados na preservação ambiental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8497_TB1737_18102025181443.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MOISES DE JESUS HENRIQUE DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MOISES DE JESUS" "autor_email" => "professor.moiseshenrique@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125616 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1737 "inscrito_id" => 8497 "titulo" => "GOOGLE EARTH NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESTUDOS E AÇÕES PARA SUPERAÇÃO DOS DESAFIOS LOCAIS" "resumo" => "A crise socioambiental que impacta todos os ecossistemas no planeta exige intervenções imediatas. A educação ambiental crítica contribui para a formação de uma consciência ecológica, e desempenha um papel central na capacitação dos indivíduos para agir em prol de mudanças sustentáveis e socialmente justas. A pesquisa teve como objetivo desenvolver, nos estudantes da educação básica, a compreensão sobre a importância da manutenção da biodiversidade e da preservação dos ecossistemas globais e locais, com foco especial nos ecossistemas costeiros da cidade de Cabedelo, PB. O estudo, de caráter qualitativo, foi desenvolvido na Escola Cidadã Integral Técnica José Guedes Cavalcanti, da cidade de Cabedelo-PB, com 5 turmas da 1ª Série do Ensino Médio, totalizando 120 estudantes, com faixa etária entre 15 e 18 anos. A metodologia adotada envolveu diagnóstico prévio dos conhecimentos dos estudantes, atividades investigativas e produção de materiais educativos digitais. Como ferramenta didática, o Google Earth foi utilizado para análise espacial e compreensão dos impactos ambientais nos ecossistemas costeiros locais, favorecendo uma aprendizagem mais dinâmica e contextualizada. Fundamentada em autores como Loureiro (2004) e Sauvé (2005), as atividades foram desenvolvidas numa abordagem investigativa, estimulando o pensamento crítico e o engajamento dos estudantes, permitindo a construção coletiva do conhecimento. Foram desenvolvidos estudos que abordam as relações entre os fatores climáticos, a distribuição dos biomas brasileiros e os impactos ambientais, com enfoque na Paraíba e no município de Cabedelo, destacando a importância da biodiversidade e da preservação ambiental dos ecossistemas locais. Os resultados evidenciaram a importância de estratégias pedagógicas que se aproximam dos estudantes de suas realidades locais, promovendo o senso de responsabilidade ambiental. A experiência reforça o potencial das metodologias ativas no ensino de biologia, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e engajados na preservação ambiental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8497_TB1737_18102025181443.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MOISES DE JESUS HENRIQUE DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MOISES DE JESUS" "autor_email" => "professor.moiseshenrique@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }