EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL EM BACABAL-MA:UMA ANÁLISE DOS BENEFÍCIOS E DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR .
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125623 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1746 "inscrito_id" => 5475 "titulo" => "EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL EM BACABAL-MA:UMA ANÁLISE DOS BENEFÍCIOS E DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR ." "resumo" => "Este estudo traz como abordagem os benefícios e desafios do trabalho da gestão escolar na educação em tempo integral da Unidade de Ensino Fundamental Maria Helena Cassiano da Silva, escola de tempo integral em Bacabal-MA. Objetiva-se a análise das concepções e práticas da escola de tempo integral nas ações dos gestores escolares. A abordagem utilizada é uma reflexão sobre a concepção de autores que versam sobre essa temática: Paro (2021), Ferreira (2003), Libâneo (2008), Saviani (2007), Bastos (2003) e Luck (2001), junto com a pesquisa qualitativa, por meio de estudo de caso e aplicação de questionários para gestores, professores, alunos e pais da referida escola. A educação em tempo integral é uma política pública em construção e um grande desafio para a equipe gestora, professores e comunidade, que, ao mesmo tempo, amplia o direito à educação básica de qualidade e colabora para garantir o sucesso escolar. Além disso, esse modelo educacional exige planejamento adequado, infraestrutura compatível e formação continuada para os profissionais envolvidos. A participação da família e o envolvimento da comunidade escolar são fundamentais para consolidar essa proposta, contribuindo para um ambiente de aprendizagem mais acolhedor e eficaz. Dessa forma, a gestão escolar tem papel essencial na implementação de estratégias que viabilizem uma educação integral eficiente e alinhada às necessidades dos estudantes" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5475_TB1746_30102025011335.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAISSA OLIVEIRA ALENCAR DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "RAISSA Alencar" "autor_email" => "raissaoliveira2130@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125623 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1746 "inscrito_id" => 5475 "titulo" => "EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL EM BACABAL-MA:UMA ANÁLISE DOS BENEFÍCIOS E DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR ." "resumo" => "Este estudo traz como abordagem os benefícios e desafios do trabalho da gestão escolar na educação em tempo integral da Unidade de Ensino Fundamental Maria Helena Cassiano da Silva, escola de tempo integral em Bacabal-MA. Objetiva-se a análise das concepções e práticas da escola de tempo integral nas ações dos gestores escolares. A abordagem utilizada é uma reflexão sobre a concepção de autores que versam sobre essa temática: Paro (2021), Ferreira (2003), Libâneo (2008), Saviani (2007), Bastos (2003) e Luck (2001), junto com a pesquisa qualitativa, por meio de estudo de caso e aplicação de questionários para gestores, professores, alunos e pais da referida escola. A educação em tempo integral é uma política pública em construção e um grande desafio para a equipe gestora, professores e comunidade, que, ao mesmo tempo, amplia o direito à educação básica de qualidade e colabora para garantir o sucesso escolar. Além disso, esse modelo educacional exige planejamento adequado, infraestrutura compatível e formação continuada para os profissionais envolvidos. A participação da família e o envolvimento da comunidade escolar são fundamentais para consolidar essa proposta, contribuindo para um ambiente de aprendizagem mais acolhedor e eficaz. Dessa forma, a gestão escolar tem papel essencial na implementação de estratégias que viabilizem uma educação integral eficiente e alinhada às necessidades dos estudantes" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5475_TB1746_30102025011335.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAISSA OLIVEIRA ALENCAR DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "RAISSA Alencar" "autor_email" => "raissaoliveira2130@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }