Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL EM BACABAL-MA:UMA ANÁLISE DOS BENEFÍCIOS E DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR .

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo traz como abordagem os benefícios e desafios do trabalho da gestão escolar na educação em tempo integral da Unidade de Ensino Fundamental Maria Helena Cassiano da Silva, escola de tempo integral em Bacabal-MA. Objetiva-se a análise das concepções e práticas da escola de tempo integral nas ações dos gestores escolares. A abordagem utilizada é uma reflexão sobre a concepção de autores que versam sobre essa temática: Paro (2021), Ferreira (2003), Libâneo (2008), Saviani (2007), Bastos (2003) e Luck (2001), junto com a pesquisa qualitativa, por meio de estudo de caso e aplicação de questionários para gestores, professores, alunos e pais da referida escola. A educação em tempo integral é uma política pública em construção e um grande desafio para a equipe gestora, professores e comunidade, que, ao mesmo tempo, amplia o direito à educação básica de qualidade e colabora para garantir o sucesso escolar. Além disso, esse modelo educacional exige planejamento adequado, infraestrutura compatível e formação continuada para os profissionais envolvidos. A participação da família e o envolvimento da comunidade escolar são fundamentais para consolidar essa proposta, contribuindo para um ambiente de aprendizagem mais acolhedor e eficaz. Dessa forma, a gestão escolar tem papel essencial na implementação de estratégias que viabilizem uma educação integral eficiente e alinhada às necessidades dos estudantes

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