ESTUDO SOBRE DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DE CÁLCULO 1 NO ENSINO SUPERIOR: UMA VISÃO DO CORPO DOCENTE DO IFES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125624 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1747 "inscrito_id" => 8890 "titulo" => "ESTUDO SOBRE DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DE CÁLCULO 1 NO ENSINO SUPERIOR: UMA VISÃO DO CORPO DOCENTE DO IFES" "resumo" => "Neste trabalho, pretende-se estudar os fatores que contribuem para os altos índices de reprovação na disciplina de cálculo 1, com foco nas dificuldades que os docentes identificam em sala de aula enfrentadas pelos estudantes e estratégias pedagógicas para superá-las. Adotou-se uma abordagem envolvendo revisão bibliográfica, aplicação de questionários a professores de matemática da rede federal de ensino e análise de dados acadêmicos da própria instituição (Ifes - Campus São Mateus). Verificou-se que a falta de estratégias adequadas de estudos, a falta de base matemática e a ausência de comprometimento com a disciplina são os principais desafios enfrentados pelos discentes. Do ponto de vista docente, destaca-se a necessidade de adequação metodológica e suporte pedagógico pois acreditam que a metodologia tradicional ainda é eficaz, mas que o uso de ferramentas tecnológicas pode aprimorar o aprendizado e os resultados acadêmicos. Diante dessas dificuldades identificadas, foram propostas estratégias como a criação de disciplinas de pré-cálculo, fortalecimento de monitorias, uso de tecnologias de suporte aos alunos. Dessa forma, conclui-se que superar as dificuldades em cálculo 1 exige práticas pedagógicas mais integradas e inovadoras, além de um esforço conjunto entre instituição, professores e estudantes para promover um aprendizado mais eficiente e satisfatório." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8890_TB1747_30102025235741.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAMILLY VICTÓRIA DOS SANTOS BATISTA" "autor_nome_curto" => "KAMILLY" "autor_email" => "kamillyeletin0243@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125624 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1747 "inscrito_id" => 8890 "titulo" => "ESTUDO SOBRE DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DE CÁLCULO 1 NO ENSINO SUPERIOR: UMA VISÃO DO CORPO DOCENTE DO IFES" "resumo" => "Neste trabalho, pretende-se estudar os fatores que contribuem para os altos índices de reprovação na disciplina de cálculo 1, com foco nas dificuldades que os docentes identificam em sala de aula enfrentadas pelos estudantes e estratégias pedagógicas para superá-las. Adotou-se uma abordagem envolvendo revisão bibliográfica, aplicação de questionários a professores de matemática da rede federal de ensino e análise de dados acadêmicos da própria instituição (Ifes - Campus São Mateus). Verificou-se que a falta de estratégias adequadas de estudos, a falta de base matemática e a ausência de comprometimento com a disciplina são os principais desafios enfrentados pelos discentes. Do ponto de vista docente, destaca-se a necessidade de adequação metodológica e suporte pedagógico pois acreditam que a metodologia tradicional ainda é eficaz, mas que o uso de ferramentas tecnológicas pode aprimorar o aprendizado e os resultados acadêmicos. Diante dessas dificuldades identificadas, foram propostas estratégias como a criação de disciplinas de pré-cálculo, fortalecimento de monitorias, uso de tecnologias de suporte aos alunos. Dessa forma, conclui-se que superar as dificuldades em cálculo 1 exige práticas pedagógicas mais integradas e inovadoras, além de um esforço conjunto entre instituição, professores e estudantes para promover um aprendizado mais eficiente e satisfatório." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8890_TB1747_30102025235741.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAMILLY VICTÓRIA DOS SANTOS BATISTA" "autor_nome_curto" => "KAMILLY" "autor_email" => "kamillyeletin0243@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }