Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente estudo analisa as práticas pedagógicas de professores da educação geral com alunos da educação especial, visando a inclusão dos mesmos dentro das atividades propostas para todos. Nesse sentido, fazendo com que se tenha uma visão mais ampla de como as práticas pedagógicas podem trazer um aprendizado compartilhado entre alunos e professores no ambiente escolar. Assim, foi desenvolvido com objetivo geral de analisar como ocorrem as práticas pedagógicas de professores por meio de jogos e o aprendizado dos alunos da educação especial. Para tanto, foi necessário desenvolver em sala de aula atividades por meio de jogos de acordo com a disciplina lecionada para os alunos da educação especial. Realizou-se assim, uma avaliação por meio das atividades realizadas com jogos, a partir de matérias recicláveis e impressos para a interação em sala de aula e o desenvolvimento desses alunos diante das metodologias apresentadas. Assim, este trabalho é uma abordagem de cunho qualitativo e bibliográfico na perspectiva do processo do ensino e aprendizado por meio de atividades práticas com alunos do AEE, referente aos conteúdos passados em sala de aula regular. Diante disso, verificou-se que uma didática compartilhada entre alunos e professores, a aprendizagem se firmou muito mais, pois utilizando os métodos de novas práticas pedagógicas no ambiente escolar com crianças da educação especial o resultado é bem perceptível, principalmente quando tem a participação de ambos do ambiente escolar para que haja de fato um rendimento bom dos alunos que precisam de métodos de aprendizagem variadas, dependendo de suas necessidades. Com isso foi possível concluir que novas práticas pedagógicas no ambiente escolar é eficaz não só para alunos, mas para os docentes que participam de toda e qualquer atividade, a necessidade de se atentar para formas de aprendizagens para o público da educação especial é de muita relevância.

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