Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LABIRINTO FLUTUANTE: UM JOGO DIDÁTICO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Facilitar a aprendizagem e tornar o conteúdo atrativo para o público-alvo é um dos grandes desafios da docência. Esse quadro se agrava, principalmente, no ensino fundamental, onde os alunos, geralmente mais dispersos e em grande número, podem ser difíceis de controlar. Isso ocorre devido a combinação de diferentes fatores estressores que, em certa medida, comprometem seu desempenho escolar. Diante desse contexto, espera-se que o professor, enquanto profissional da educação, adote iniciativa de utilizar recursos didáticos diversos no processo de ensino-aprendizagem, garantindo que atendam às demandas educacionais existentes. Nesse sentido, os jogos didáticos desempenham um papel essencial, pois facilitam a aprendizagem e apresentam resultados significativos quando aplicados ao ensino de Ciências. Assim, este trabalho objetivou descrever os resultados obtidos a partir da aplicação do jogo do Labirinto Flutuante e de suas contribuições como estratégia alternativa para o ensino de Ciências no Ensino Fundamental II de uma escola pública do município de Codó, Maranhão. Os temas abordados foram: Reinos do Domínio Eukarya (6º ano), Infecções Sexualmente Transmissíveis e Fontes de Energia (8º ano). Para a confecção do jogo, foram utilizados materiais de baixo custo, tornando-o acessível para diferentes realidades escolares. A aplicação da proposta nas turmas mencionadas promoveu uma interação significativa entre os alunos na resolução das questões e possibilitou a revisão dos principais conceitos trabalhados. Além disso, observou-se um aumento na atenção e na participação dos alunos durante a aula teórica. Esses resultados destacam o impacto positivo dos jogos lúdicos na qualidade do ensino, evidenciando sua versatilidade para diferentes temáticas dentro da disciplina de Ciências e sua contribuição para um ensino-aprendizado mais dinâmico e efetivo.

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