Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPRESSÃO DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS E DA AUTONOMIA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO/AEE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Trata-se de uma pesquisa de mestrado em andamento, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (PPGEduC/UNEB), realizado no Atendimento Educacional Especializado/AEE, em um Centro de Apoio Pedagógico. Objetiva analisar as estratégias pedagógicas destacadas por seis estudantes com deficiência intelectual, de diferentes níveis de escolarização e suas famílias. Estratégias pelas quais propiciaram a expressão das funções executivas - memória de trabalho, flexibilidade cognitiva, planejamento, organização, autoreflexão – como preditoras de aprendizagens e autonomia nas vivências escolares e cotidianas. Segundo a Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva/PNEEPEI, o AEE ganha relevância, em prol dos processos inclusivos, destacando-se como um serviço constitucional que propõe estratégias de apoio e acessibilidade na formação docente; de ações pedagógicas de complementação e/ou suplementação aos estudantes, no contra turno dos estudos na escola comum; na identificação das barreiras que interferem na aprendizagem; na construção de uma trajetória de autonomia dos estudantes na escola e fora dela, ao ser ofertado em todas as etapas e modalidades de educação. As articulações docentes AEE e escola comum, os diálogos com a família e, especialmente com os estudantes, ampliam a qualidade do fazer pedagógico, englobando abordagem individual e ênfase em rede cooperativa, laços que colaboraram no fortalecimento de uma cultura inclusiva. A pesquisa conecta três âmbitos em educação, voltados à realidade brasileira: educação e contemporaneidade; educação e inclusão e a contribuição das neurociências no campo educacional (Guerra, 2011; Dias e Malloy-Diniz, 2020). Fundamenta-se na Teoria Crítica Social (Adorno,2023), na Teoria Histórico-Cultural (Vygotsky,2020), entre outras autoras/es confluentes, destacando o sujeito social, da aprendizagem. Estudo de abordagem empírica, descritiva; pesquisa ação, com característica participante. Coleta de dados através dos relatórios das/os estudantes no AEE, entrevista semiestruturada e a produção de um caderno das memórias de aprendizagens. Método de análise de conteúdo no trato dos resultados.

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