Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO E A PROPAGAÇÃO DA CULTURA AFRICANA PELAS “MÃOS” DAS MULHERES NOS QUILOMBOS DO BRASIL COLONIAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente texto apresenta resultados parciais de uma pesquisa de doutoramento em curso pelo Programa de Pós Graduação em Educação/PPE da Universidade Estadual de Maringá-UEM. O estudo busca analisar o papel das mulheres quilombolas na resistência à escravidão e na construção das comunidades quilombolas no Brasil colonial, afim de compreender como seus saberes e práticas contribuíram para a formação do pensamento nos quilombos, especialmente no que tange à educação, à preservação cultural e à transmissão de conhecimentos ancestrais. Nossa hipótese é que as quilombolas desempenharam papéis essenciais na estruturação da vida cotidiana dos quilombos, atuando na economia, na cura, na organização política e na preservação da cultura. Teriam contribuído para a construção de um pensamento coletivo voltado à resistência e à autonomia. No entanto, o que se observa nas leituras e discussões realizadas por escritoras, como bell hooks (2023), é a ausência dessas figuras na historiografia, que reflete o quanto o sexismo é tão forte quanto o racismo. Fato esse, que de acordo Lélia Gonzalez (1984), resultou na desvalorização da atuação das mulheres negras na história. Essa marginalização contribuiu para a construção de narrativas que ora as apagam, ora as mitificam, como no caso de Dandara dos Palmares e tantas outras mulheres, que desempenharam papéis centrais nos quilombos (ARRAES, 2017). Todavia, a investigação tem evidenciado, que as mulheres quilombolas não ficaram a margem da resistência e da luta, ao contrário, protagonizaram, ao lado dos homens, ações que mantiveram a cultura de seu povo viva e, difundindo-se para os ‘resistentes’ e para as novas gerações. Para dar conta do proposto, adotou-se como como aporte teórico os fundamentos da Escola dos Annales (2010), que propõe uma abordagem historiográfica ampla e interdisciplinar, valorizando os processos sociais e culturais ao longo do tempo.

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