A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO E A PROPAGAÇÃO DA CULTURA AFRICANA PELAS “MÃOS” DAS MULHERES NOS QUILOMBOS DO BRASIL COLONIAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125637 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1784 "inscrito_id" => 5732 "titulo" => "A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO E A PROPAGAÇÃO DA CULTURA AFRICANA PELAS “MÃOS” DAS MULHERES NOS QUILOMBOS DO BRASIL COLONIAL" "resumo" => "O presente texto apresenta resultados parciais de uma pesquisa de doutoramento em curso pelo Programa de Pós Graduação em Educação/PPE da Universidade Estadual de Maringá-UEM. O estudo busca analisar o papel das mulheres quilombolas na resistência à escravidão e na construção das comunidades quilombolas no Brasil colonial, afim de compreender como seus saberes e práticas contribuíram para a formação do pensamento nos quilombos, especialmente no que tange à educação, à preservação cultural e à transmissão de conhecimentos ancestrais. Nossa hipótese é que as quilombolas desempenharam papéis essenciais na estruturação da vida cotidiana dos quilombos, atuando na economia, na cura, na organização política e na preservação da cultura. Teriam contribuído para a construção de um pensamento coletivo voltado à resistência e à autonomia. No entanto, o que se observa nas leituras e discussões realizadas por escritoras, como bell hooks (2023), é a ausência dessas figuras na historiografia, que reflete o quanto o sexismo é tão forte quanto o racismo. Fato esse, que de acordo Lélia Gonzalez (1984), resultou na desvalorização da atuação das mulheres negras na história. Essa marginalização contribuiu para a construção de narrativas que ora as apagam, ora as mitificam, como no caso de Dandara dos Palmares e tantas outras mulheres, que desempenharam papéis centrais nos quilombos (ARRAES, 2017). Todavia, a investigação tem evidenciado, que as mulheres quilombolas não ficaram a margem da resistência e da luta, ao contrário, protagonizaram, ao lado dos homens, ações que mantiveram a cultura de seu povo viva e, difundindo-se para os ‘resistentes’ e para as novas gerações. Para dar conta do proposto, adotou-se como como aporte teórico os fundamentos da Escola dos Annales (2010), que propõe uma abordagem historiográfica ampla e interdisciplinar, valorizando os processos sociais e culturais ao longo do tempo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5732_TB1784_31102025000049.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÉSLIE AMANDA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LÉSLIE" "autor_email" => "pesquisadoraleslie@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125637 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1784 "inscrito_id" => 5732 "titulo" => "A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO E A PROPAGAÇÃO DA CULTURA AFRICANA PELAS “MÃOS” DAS MULHERES NOS QUILOMBOS DO BRASIL COLONIAL" "resumo" => "O presente texto apresenta resultados parciais de uma pesquisa de doutoramento em curso pelo Programa de Pós Graduação em Educação/PPE da Universidade Estadual de Maringá-UEM. O estudo busca analisar o papel das mulheres quilombolas na resistência à escravidão e na construção das comunidades quilombolas no Brasil colonial, afim de compreender como seus saberes e práticas contribuíram para a formação do pensamento nos quilombos, especialmente no que tange à educação, à preservação cultural e à transmissão de conhecimentos ancestrais. Nossa hipótese é que as quilombolas desempenharam papéis essenciais na estruturação da vida cotidiana dos quilombos, atuando na economia, na cura, na organização política e na preservação da cultura. Teriam contribuído para a construção de um pensamento coletivo voltado à resistência e à autonomia. No entanto, o que se observa nas leituras e discussões realizadas por escritoras, como bell hooks (2023), é a ausência dessas figuras na historiografia, que reflete o quanto o sexismo é tão forte quanto o racismo. Fato esse, que de acordo Lélia Gonzalez (1984), resultou na desvalorização da atuação das mulheres negras na história. Essa marginalização contribuiu para a construção de narrativas que ora as apagam, ora as mitificam, como no caso de Dandara dos Palmares e tantas outras mulheres, que desempenharam papéis centrais nos quilombos (ARRAES, 2017). Todavia, a investigação tem evidenciado, que as mulheres quilombolas não ficaram a margem da resistência e da luta, ao contrário, protagonizaram, ao lado dos homens, ações que mantiveram a cultura de seu povo viva e, difundindo-se para os ‘resistentes’ e para as novas gerações. Para dar conta do proposto, adotou-se como como aporte teórico os fundamentos da Escola dos Annales (2010), que propõe uma abordagem historiográfica ampla e interdisciplinar, valorizando os processos sociais e culturais ao longo do tempo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5732_TB1784_31102025000049.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÉSLIE AMANDA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LÉSLIE" "autor_email" => "pesquisadoraleslie@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }