Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS NA EDUCAÇÃO EM SISTEMA PRISIONAL NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE, PARAÍBA: EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO ACADÊMICA EM GEOGRAFIA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A educação se constitui um pilar da sociedade, mas as políticas públicas e o acesso não são extensivas a todas as pessoas em condições de igualdade. Ao adentrarmos em espaços escolares que atendem pessoas privadas de liberdade, encontramos os/as Reeducandos/as, incluídos no rol dessas políticas como dever do Estado. Entendemos que esses sujeitos não devem ser identificados como reeducandos, pois, não acessam a todos os direitos humanos. No Brasil, a educação é um direito humano, mas ainda não acessível. Para a classe trabalhadora, permanecer e ter sucesso na educação, no ensino e na escola, é um desafio, dada a desigualdade social, o que pode culminar em evadir ou não acessar a escola porque necessita trabalhar. Há cenários que desvelam exclusões sociais, a exemplo das pessoas privadas de liberdade, as quais tem a liberdade custodiada pelo Estado, mas não impedidos nos demais direitos. Parte dessa população acessa a escola no Sistema Prisional. Segundo o SENAPEN (2023), o número total de custodiados no Brasil subiu para 650.822 em celas físicas e 201.188 em prisão domiciliar. A população carcerária brasileira é uma das maiores em números absolutos. Somados, pretos e pardos respondem por 63% das pessoas encarceradas, enquanto compõem 55,5% da população, o que revela críticas acerca das políticas públicas e se atingem a todas as pessoas, dado o cenário de desigualdades em meio às diferenças, diversidades presentes no País. Objetivamos compreender quais aprendizagens significativas se dão na formação acadêmica docente em Geografia, a partir das experiências de extensão, pesquisa e estágios curriculares na educação no sistema prisional. O recorte temporal é 2023 a 2025, na Escola Paulo Freire, no Presídio do Serrotão, Campina Grande, Paraíba. Os resultados demonstram que as políticas públicas necessitam avançar na igualdade de direitos, que a educação no sistema prisional propicia aprendizagens significativas na formação acadêmica em Geografia.

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