A IMPORTÂNCIA DA LIBRAS NA ESTRUTURA CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DO PAPEL DO INTÉRPRETE DE LIBRAS, FAVORECENDO A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NO CONTEXTO ESCOLAR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125647 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1811 "inscrito_id" => 4037 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA LIBRAS NA ESTRUTURA CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DO PAPEL DO INTÉRPRETE DE LIBRAS, FAVORECENDO A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NO CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo analisar a importância do intérprete de Libras no ensino médio, destacando seu papel na promoção da educação inclusiva e no desenvolvimento educacional dos alunos surdos no contexto escolar. A pesquisa busca responder à seguinte situação-problema: como a presença da Libras na estrutura curricular pode contribuir para a superação dos desafios enfrentados por alunos surdos e promover uma educação inclusiva e equitativa?. Com base na ideia defendida por Teresa Mantoan (2003), a inclusão de todos os discentes, sem exceções, é fundamental para garantir um ensino inclusivo e eficaz. Considerando a legislação vigente, assim como o pensamento de Sueli Fernandes (2006) e outros autores que abordam a importância de um currículo equitativo e da educação inclusiva, a presença da Libras na estrutura curricular é fundamental para aprimorar a aprendizagem e a participação dos alunos com surdez, atendendo às suas necessidades específicas e promovendo igualdade educacional. Com tudo, ainda existem desafios a serem superados, como a necessidade de aumentar o número de profissionais especializados em educação inclusiva, ampliar a disponibilidade de recursos didáticos e melhorar a infraestrutura escolar. Para que ocorra a inclusão, é necessário superar esses entraves por meio da ampliação das políticas públicas inclusivas, melhoria das instituições de ensino e elevação da quantidade de intérpretes de Libras no ensino médio. O referencial metodológico adotado neste estudo é qualitativo, baseado em uma análise documental relevante sobre o tema. Embora não tenha sido realizada pesquisa de campo sobre a inclusão de alunos surdos, foram feitas pesquisas bibliográficas que contribuíram para enriquecer o artigo. Os resultados da pesquisa evidenciam que a Libras na estrutura curricular e o acompanhamento do intérprete de Libras no processo educativo beneficiam a aprendizagem dos alunos surdos, facilitando tanto a interação e comunicação quanto a integração." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4037_TB1811_18102025183312.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RICARDO RODRIGUES DE ASSIS" "autor_nome_curto" => "RICARDO" "autor_email" => "ricardoassiszr@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125647 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1811 "inscrito_id" => 4037 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA LIBRAS NA ESTRUTURA CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DO PAPEL DO INTÉRPRETE DE LIBRAS, FAVORECENDO A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NO CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo analisar a importância do intérprete de Libras no ensino médio, destacando seu papel na promoção da educação inclusiva e no desenvolvimento educacional dos alunos surdos no contexto escolar. A pesquisa busca responder à seguinte situação-problema: como a presença da Libras na estrutura curricular pode contribuir para a superação dos desafios enfrentados por alunos surdos e promover uma educação inclusiva e equitativa?. Com base na ideia defendida por Teresa Mantoan (2003), a inclusão de todos os discentes, sem exceções, é fundamental para garantir um ensino inclusivo e eficaz. Considerando a legislação vigente, assim como o pensamento de Sueli Fernandes (2006) e outros autores que abordam a importância de um currículo equitativo e da educação inclusiva, a presença da Libras na estrutura curricular é fundamental para aprimorar a aprendizagem e a participação dos alunos com surdez, atendendo às suas necessidades específicas e promovendo igualdade educacional. Com tudo, ainda existem desafios a serem superados, como a necessidade de aumentar o número de profissionais especializados em educação inclusiva, ampliar a disponibilidade de recursos didáticos e melhorar a infraestrutura escolar. Para que ocorra a inclusão, é necessário superar esses entraves por meio da ampliação das políticas públicas inclusivas, melhoria das instituições de ensino e elevação da quantidade de intérpretes de Libras no ensino médio. O referencial metodológico adotado neste estudo é qualitativo, baseado em uma análise documental relevante sobre o tema. Embora não tenha sido realizada pesquisa de campo sobre a inclusão de alunos surdos, foram feitas pesquisas bibliográficas que contribuíram para enriquecer o artigo. Os resultados da pesquisa evidenciam que a Libras na estrutura curricular e o acompanhamento do intérprete de Libras no processo educativo beneficiam a aprendizagem dos alunos surdos, facilitando tanto a interação e comunicação quanto a integração." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4037_TB1811_18102025183312.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RICARDO RODRIGUES DE ASSIS" "autor_nome_curto" => "RICARDO" "autor_email" => "ricardoassiszr@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }