Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA LIBRAS NA ESTRUTURA CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DO PAPEL DO INTÉRPRETE DE LIBRAS, FAVORECENDO A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NO CONTEXTO ESCOLAR

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a importância do intérprete de Libras no ensino médio, destacando seu papel na promoção da educação inclusiva e no desenvolvimento educacional dos alunos surdos no contexto escolar. A pesquisa busca responder à seguinte situação-problema: como a presença da Libras na estrutura curricular pode contribuir para a superação dos desafios enfrentados por alunos surdos e promover uma educação inclusiva e equitativa?. Com base na ideia defendida por Teresa Mantoan (2003), a inclusão de todos os discentes, sem exceções, é fundamental para garantir um ensino inclusivo e eficaz. Considerando a legislação vigente, assim como o pensamento de Sueli Fernandes (2006) e outros autores que abordam a importância de um currículo equitativo e da educação inclusiva, a presença da Libras na estrutura curricular é fundamental para aprimorar a aprendizagem e a participação dos alunos com surdez, atendendo às suas necessidades específicas e promovendo igualdade educacional. Com tudo, ainda existem desafios a serem superados, como a necessidade de aumentar o número de profissionais especializados em educação inclusiva, ampliar a disponibilidade de recursos didáticos e melhorar a infraestrutura escolar. Para que ocorra a inclusão, é necessário superar esses entraves por meio da ampliação das políticas públicas inclusivas, melhoria das instituições de ensino e elevação da quantidade de intérpretes de Libras no ensino médio. O referencial metodológico adotado neste estudo é qualitativo, baseado em uma análise documental relevante sobre o tema. Embora não tenha sido realizada pesquisa de campo sobre a inclusão de alunos surdos, foram feitas pesquisas bibliográficas que contribuíram para enriquecer o artigo. Os resultados da pesquisa evidenciam que a Libras na estrutura curricular e o acompanhamento do intérprete de Libras no processo educativo beneficiam a aprendizagem dos alunos surdos, facilitando tanto a interação e comunicação quanto a integração.

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