UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS PERSPECTIVAS E DESAFIOS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, EM CODÓ-MA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125648 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1813 "inscrito_id" => 5415 "titulo" => "UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS PERSPECTIVAS E DESAFIOS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, EM CODÓ-MA" "resumo" => "A educação inclusiva se caracteriza pela presença de pessoas com e sem deficiência, em um mesmo ambiente, interagindo e participando, compartilhando espaços físicos e experiências. O professor da educação especial deve ter uma formação de caráter específico à área de atuação e ser suficientemente capaz de identificar as necessidades de seus alunos, elaborar um plano de ensino eficiente e produzir materiais pedagógicos de qualidade. À gestão é atribuída a responsabilidade de fortalecer a cultura inclusiva na escola por meio de estratégias administrativas, promovendo discussões sobre o tema, valorizando as contribuições de cada profissional, de forma a encorajar sua equipe, principalmente os professores que atuam na linha de frente deste processo. Desse modo, considerando as implicações no atendimento educacional especial, este relato de experiência objetivou descrever o perfil profissional, perspectivas e atuação da gestão e professora, no contexto da educação especial, de uma escola no município de Codó, Maranhão. A pesquisa consistiu em entrevistas semiestruturadas e visita à sala de AEE. As entrevistas foram realizadas com base em roteiros pré-estabelecidos e registradas em áudios, a fim de facilitar a análise. Os resultados foram apresentados em um seminário da disciplina de Educação Inclusiva do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Codó. Percebeu-se que, entre os desafios relatados, a falta de colaboração dos professores regulares no acompanhamento do desenvolvimento dos alunos se mostrou preocupante. A professora da educação especial e a gestora demonstraram conhecer a relevância dessa modalidade. Entretanto, há de se considerar a implementação de propostas de formação continuada para os professores regulares, no âmbito da educação especial, a fim de que compreendam sua importância e colaborem na promoção de um ensino inclusivo. Este trabalho contribuiu para a construção de um pensamento consciente do processo inclusivo aos pesquisadores, enquanto futuros educadores." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5415_TB1813_30102025173913.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICENTE DA SILVA DIAMANTINO" "autor_nome_curto" => "VICENTE" "autor_email" => "diamantinovicente15@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125648 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1813 "inscrito_id" => 5415 "titulo" => "UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS PERSPECTIVAS E DESAFIOS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, EM CODÓ-MA" "resumo" => "A educação inclusiva se caracteriza pela presença de pessoas com e sem deficiência, em um mesmo ambiente, interagindo e participando, compartilhando espaços físicos e experiências. O professor da educação especial deve ter uma formação de caráter específico à área de atuação e ser suficientemente capaz de identificar as necessidades de seus alunos, elaborar um plano de ensino eficiente e produzir materiais pedagógicos de qualidade. À gestão é atribuída a responsabilidade de fortalecer a cultura inclusiva na escola por meio de estratégias administrativas, promovendo discussões sobre o tema, valorizando as contribuições de cada profissional, de forma a encorajar sua equipe, principalmente os professores que atuam na linha de frente deste processo. Desse modo, considerando as implicações no atendimento educacional especial, este relato de experiência objetivou descrever o perfil profissional, perspectivas e atuação da gestão e professora, no contexto da educação especial, de uma escola no município de Codó, Maranhão. A pesquisa consistiu em entrevistas semiestruturadas e visita à sala de AEE. As entrevistas foram realizadas com base em roteiros pré-estabelecidos e registradas em áudios, a fim de facilitar a análise. Os resultados foram apresentados em um seminário da disciplina de Educação Inclusiva do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Codó. Percebeu-se que, entre os desafios relatados, a falta de colaboração dos professores regulares no acompanhamento do desenvolvimento dos alunos se mostrou preocupante. A professora da educação especial e a gestora demonstraram conhecer a relevância dessa modalidade. Entretanto, há de se considerar a implementação de propostas de formação continuada para os professores regulares, no âmbito da educação especial, a fim de que compreendam sua importância e colaborem na promoção de um ensino inclusivo. Este trabalho contribuiu para a construção de um pensamento consciente do processo inclusivo aos pesquisadores, enquanto futuros educadores." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5415_TB1813_30102025173913.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VICENTE DA SILVA DIAMANTINO" "autor_nome_curto" => "VICENTE" "autor_email" => "diamantinovicente15@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }