A AVALIAÇÃO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DOS ANOS INICIAIS DIANTE DA APLICABILIDADE DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125655 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1822 "inscrito_id" => 5119 "titulo" => "A AVALIAÇÃO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DOS ANOS INICIAIS DIANTE DA APLICABILIDADE DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA" "resumo" => "A avaliação é um importante instrumento da prática pedagógica, visto que é através dela que se é possível acompanhar o rendimento dos alunos, a presente pesquisa objetivou compreender os desafios da aplicabilidade da avaliação externa para aprendizagem dos alunos com deficiência e as perspectivas dos professores diante dos resultados em uma escola pública municipal de Cumaru-PE. Para tanto foi necessário o objetivo específico de identificar as práticas avaliativas dos professores e suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem, diante das avaliações internas e externas. Teve como referência, no campo teórico da avaliação da aprendizagem, os estudos de Perrenoud (2000), Libâneo (1991), Luckesi (2007) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) (1996), LBI (2015), entre outros autores. O estudo é de caráter descritivo e exploratório, sendo a análise dos dados construída a partir das respostas obtidas no questionário aos professores dos anos iniciais das turmas do 5º ano, utilizando-se uma abordagem quali-quantitativa, com procedimentos bibliográficos, documental e de campo. Verificou-se com os resultados a evidência que os docentes enfrentam um conflito conceitual relacionado às mudanças no modelo atual de ensino, pois as dificuldades relatadas por eles, referentes ao manuseio das avaliações externas e internas, requer conexão coletiva de qualidade e os professores tem pouca formação continuada para eles diante do processo avaliativo dos estudantes. Dessa forma, os docentes atribuem à responsabilidade de não alcançar os objetivos propostos ao sistema à falta de condições ofertadas a eles e aos discentes, interferindo significativamente no processo de ensino e aprendizagem. A avaliação necessita visar o caminho da aprendizagem em que o professor possa passar por processo gradual de evolução e possa dar continuidade no seu trabalho, transformando a sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5119_TB1822_30102025235850.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROZENITA IRACI PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ROZENITA" "autor_email" => "rozenita2012@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125655 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1822 "inscrito_id" => 5119 "titulo" => "A AVALIAÇÃO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DOS ANOS INICIAIS DIANTE DA APLICABILIDADE DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA" "resumo" => "A avaliação é um importante instrumento da prática pedagógica, visto que é através dela que se é possível acompanhar o rendimento dos alunos, a presente pesquisa objetivou compreender os desafios da aplicabilidade da avaliação externa para aprendizagem dos alunos com deficiência e as perspectivas dos professores diante dos resultados em uma escola pública municipal de Cumaru-PE. Para tanto foi necessário o objetivo específico de identificar as práticas avaliativas dos professores e suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem, diante das avaliações internas e externas. Teve como referência, no campo teórico da avaliação da aprendizagem, os estudos de Perrenoud (2000), Libâneo (1991), Luckesi (2007) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) (1996), LBI (2015), entre outros autores. O estudo é de caráter descritivo e exploratório, sendo a análise dos dados construída a partir das respostas obtidas no questionário aos professores dos anos iniciais das turmas do 5º ano, utilizando-se uma abordagem quali-quantitativa, com procedimentos bibliográficos, documental e de campo. Verificou-se com os resultados a evidência que os docentes enfrentam um conflito conceitual relacionado às mudanças no modelo atual de ensino, pois as dificuldades relatadas por eles, referentes ao manuseio das avaliações externas e internas, requer conexão coletiva de qualidade e os professores tem pouca formação continuada para eles diante do processo avaliativo dos estudantes. Dessa forma, os docentes atribuem à responsabilidade de não alcançar os objetivos propostos ao sistema à falta de condições ofertadas a eles e aos discentes, interferindo significativamente no processo de ensino e aprendizagem. A avaliação necessita visar o caminho da aprendizagem em que o professor possa passar por processo gradual de evolução e possa dar continuidade no seu trabalho, transformando a sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5119_TB1822_30102025235850.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROZENITA IRACI PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ROZENITA" "autor_email" => "rozenita2012@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }