Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A AVALIAÇÃO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DOS ANOS INICIAIS DIANTE DA APLICABILIDADE DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A avaliação é um importante instrumento da prática pedagógica, visto que é através dela que se é possível acompanhar o rendimento dos alunos, a presente pesquisa objetivou compreender os desafios da aplicabilidade da avaliação externa para aprendizagem dos alunos com deficiência e as perspectivas dos professores diante dos resultados em uma escola pública municipal de Cumaru-PE. Para tanto foi necessário o objetivo específico de identificar as práticas avaliativas dos professores e suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem, diante das avaliações internas e externas. Teve como referência, no campo teórico da avaliação da aprendizagem, os estudos de Perrenoud (2000), Libâneo (1991), Luckesi (2007) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) (1996), LBI (2015), entre outros autores. O estudo é de caráter descritivo e exploratório, sendo a análise dos dados construída a partir das respostas obtidas no questionário aos professores dos anos iniciais das turmas do 5º ano, utilizando-se uma abordagem quali-quantitativa, com procedimentos bibliográficos, documental e de campo. Verificou-se com os resultados a evidência que os docentes enfrentam um conflito conceitual relacionado às mudanças no modelo atual de ensino, pois as dificuldades relatadas por eles, referentes ao manuseio das avaliações externas e internas, requer conexão coletiva de qualidade e os professores tem pouca formação continuada para eles diante do processo avaliativo dos estudantes. Dessa forma, os docentes atribuem à responsabilidade de não alcançar os objetivos propostos ao sistema à falta de condições ofertadas a eles e aos discentes, interferindo significativamente no processo de ensino e aprendizagem. A avaliação necessita visar o caminho da aprendizagem em que o professor possa passar por processo gradual de evolução e possa dar continuidade no seu trabalho, transformando a sociedade.

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