EDUCAÇÃO AFROCENTRADA: UMA REFLEXÃO ACERCA DA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125657 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1825 "inscrito_id" => 7868 "titulo" => "EDUCAÇÃO AFROCENTRADA: UMA REFLEXÃO ACERCA DA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA." "resumo" => "Este trabalho pretende mostrar as oportunidades e os desafios da implementação da Lei 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino da história da cultura afro-brasileira em todas as instituições de ensino, sejam elas públicas ou privadas. Desse modo, buscamos analisar e discutir sobre a importância de abordar as questões étnico-raciais no currículo escolar. A pesquisa qualitativa baseia-se na perspectiva e na visão de textos e autores que, através de seus pensamentos e trabalhos, marcaram a sociedade, mostrando a importância de desenvolver uma equidade racial dentro dos espaços escolares, buscando meios para desconstruir a ideologia eurocêntrica e apresentando uma nova referência e releitura da história que constituiu a formação da sociedade brasileira. Visto que, desde o decreto-lei até o momento, passaram-se 20 anos, a educação afrocentrada tem como objetivo superar o paradigma eurocêntrico, trazendo para a matriz histórica as questões afrocentradas como instrumento principal de autoconhecimento e resgate histórico para os estudantes. Entretanto, precisamos salientar que ainda existem muitos desafios para que esse modelo de educação exista na prática, além da falta de preparo do corpo docente, com a formação continuada pautada na temática, e da falta de diversidade dos materiais didáticos que colaborem para o estudo da cultura e história afro-brasileira. O principal intuito deste trabalho é que possamos refletir sobre a educação antirracista, promovendo, de fato, nos ambientes escolares, um lugar de debate sobre o racismo estrutural e sobre como a nossa cultura e sociedade são, muitas vezes, permeadas pelo racismo velado. Sendo assim, a luta por uma educação antirracista é mais do que essencial para uma sociedade igualitária, onde as crianças negras possam crescer sentindo-se seguras, com a sua autoidentidade preservadas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7868_TB1825_30102025145629.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL SOARES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Rafael Soares" "autor_email" => "rafa.soares200315@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125657 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1825 "inscrito_id" => 7868 "titulo" => "EDUCAÇÃO AFROCENTRADA: UMA REFLEXÃO ACERCA DA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA." "resumo" => "Este trabalho pretende mostrar as oportunidades e os desafios da implementação da Lei 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino da história da cultura afro-brasileira em todas as instituições de ensino, sejam elas públicas ou privadas. Desse modo, buscamos analisar e discutir sobre a importância de abordar as questões étnico-raciais no currículo escolar. A pesquisa qualitativa baseia-se na perspectiva e na visão de textos e autores que, através de seus pensamentos e trabalhos, marcaram a sociedade, mostrando a importância de desenvolver uma equidade racial dentro dos espaços escolares, buscando meios para desconstruir a ideologia eurocêntrica e apresentando uma nova referência e releitura da história que constituiu a formação da sociedade brasileira. Visto que, desde o decreto-lei até o momento, passaram-se 20 anos, a educação afrocentrada tem como objetivo superar o paradigma eurocêntrico, trazendo para a matriz histórica as questões afrocentradas como instrumento principal de autoconhecimento e resgate histórico para os estudantes. Entretanto, precisamos salientar que ainda existem muitos desafios para que esse modelo de educação exista na prática, além da falta de preparo do corpo docente, com a formação continuada pautada na temática, e da falta de diversidade dos materiais didáticos que colaborem para o estudo da cultura e história afro-brasileira. O principal intuito deste trabalho é que possamos refletir sobre a educação antirracista, promovendo, de fato, nos ambientes escolares, um lugar de debate sobre o racismo estrutural e sobre como a nossa cultura e sociedade são, muitas vezes, permeadas pelo racismo velado. Sendo assim, a luta por uma educação antirracista é mais do que essencial para uma sociedade igualitária, onde as crianças negras possam crescer sentindo-se seguras, com a sua autoidentidade preservadas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7868_TB1825_30102025145629.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL SOARES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Rafael Soares" "autor_email" => "rafa.soares200315@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }