OS EMBATES NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO CONTEXTO EDUCIONAL.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125659 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1830 "inscrito_id" => 2480 "titulo" => "OS EMBATES NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO CONTEXTO EDUCIONAL." "resumo" => "A escola é um ambiente de construção da identidade dos alunos, pois é um cenário que permeia vivências significativas para promover a formação do conhecimento de qualidade. Porém, observa-se carências em aprofundar questões sobre gênero e sexualidade no âmbito educacional. Visto isso, é imprescindível que o tema alcance embates dentro das escolas em relação as evidências de se promover o conhecimento pleno do aluno sobre o assunto. Logo, este trabalho trata-se de um estudo capaz de promover questionamentos sobre as dificuldades de discussões atrelado a temática: gênero e sexualidade no ensino; além de ressaltar os desafios de discutir este objeto. A fundamentação teórica foi realizada em artigos e revistas científicas disponíveis on-line, como base para promover a junção de dados sobre gênero, sexualidade e educação no contexto de ensino. Ademais, segundo Alexandre (2024), entender sobre gênero e sexualidade implica ampliar as perspectivas para além da escola e família, sendo necessário que os debates sobre o tema sejam aprimorados no contexto educacional, capaz de proporcionar ao aluno o acesso de qualidade. Mediante disto, os professores devem possibilitar através do contexto histórico sobre a construção de gênero e sexualidade de forma eficaz. Em contrapartida, a escola deve ressaltar as questões de gênero e sexualidade, pois é de suma relevância para o desenvolvimento da diversidade social e para que haja respeito e alteridade no espaço escolar, ou seja, é necessário meios para alcançar o reconhecimento da importância de transpassar aos alunos a valorização da identidade do outro." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2480_TB1830_24102025233214.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELA DE SOUZA MOURA" "autor_nome_curto" => "DANIELA" "autor_email" => "danielamouraped@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125659 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1830 "inscrito_id" => 2480 "titulo" => "OS EMBATES NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO CONTEXTO EDUCIONAL." "resumo" => "A escola é um ambiente de construção da identidade dos alunos, pois é um cenário que permeia vivências significativas para promover a formação do conhecimento de qualidade. Porém, observa-se carências em aprofundar questões sobre gênero e sexualidade no âmbito educacional. Visto isso, é imprescindível que o tema alcance embates dentro das escolas em relação as evidências de se promover o conhecimento pleno do aluno sobre o assunto. Logo, este trabalho trata-se de um estudo capaz de promover questionamentos sobre as dificuldades de discussões atrelado a temática: gênero e sexualidade no ensino; além de ressaltar os desafios de discutir este objeto. A fundamentação teórica foi realizada em artigos e revistas científicas disponíveis on-line, como base para promover a junção de dados sobre gênero, sexualidade e educação no contexto de ensino. Ademais, segundo Alexandre (2024), entender sobre gênero e sexualidade implica ampliar as perspectivas para além da escola e família, sendo necessário que os debates sobre o tema sejam aprimorados no contexto educacional, capaz de proporcionar ao aluno o acesso de qualidade. Mediante disto, os professores devem possibilitar através do contexto histórico sobre a construção de gênero e sexualidade de forma eficaz. Em contrapartida, a escola deve ressaltar as questões de gênero e sexualidade, pois é de suma relevância para o desenvolvimento da diversidade social e para que haja respeito e alteridade no espaço escolar, ou seja, é necessário meios para alcançar o reconhecimento da importância de transpassar aos alunos a valorização da identidade do outro." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2480_TB1830_24102025233214.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELA DE SOUZA MOURA" "autor_nome_curto" => "DANIELA" "autor_email" => "danielamouraped@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }