Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EMEQ NOTÍCIAS: CONTRIBUIÇÕES DA IMPLEMENTAÇÃO DE UM JORNAL ESCOLAR COMO FERRAMENTA DE PROMOÇÃO DO PROTAGONISMO ESTUDANTIL EM UMA ESCOLA RURAL NO MUNICÍPIO DE BODOCÓ-PE, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125666
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1839
    "inscrito_id" => 2875
    "titulo" => "EMEQ NOTÍCIAS: CONTRIBUIÇÕES DA IMPLEMENTAÇÃO DE UM JORNAL ESCOLAR COMO FERRAMENTA DE PROMOÇÃO DO PROTAGONISMO ESTUDANTIL EM UMA ESCOLA RURAL NO MUNICÍPIO DE BODOCÓ-PE, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA."
    "resumo" => "O cenário educacional contemporâneo, requer do Docente, que este possa pensar, criar e executar ações e estratégias de forma que venha a proporcionar um desenvolvimento global do estudante, tornando-o agente de mudança em seu contexto. Neste sentido, a implementação de um Jornal Escolar torna-se uma ferramenta eficiente e eficaz no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que possibilita ao alunado o desenvolvimento de competências e habilidades de escrita, leitura e comunicação, além de aperfeiçoar sua autoconfiança, autonomia e protagonismo estudantil. Esta pesquisa teve como objetivo conhecer as contribuições da implementação de um jornal escolar para os estudantes dos Anos Finais da Escola Municipal Eça de Queiroz – EMEQ, localizada na Vila Feitoria, zona rural do município de Bodocó-PE. A presente pesquisa, ainda se caracteriza como sendo de natureza qualitativa, pois a interpretação dos dados foi realizada de forma subjetiva. E quanto aos métodos, esta pesquisa fez uso de duas abordagens: (1) um relato de experiência, construído a partir das vivências dos autores/pesquisadores nas ações realizadas durante a produção do Jornal Escolar; (2) uma Revisão Bibliográfica que deu subsídio para a construção dos referenciais teóricos e discussões. Como resultado, pode-se constatar, que ao inserir os alunos e alunas no processo de criação, produção e publicação do jornal, estes apresentaram um maior engajamento com as atividades escolares, bem como, o desenvolvimento do senso crítico e a valorização da sua cultura local. Além disso, o relato de experiência evidenciou que o jornal escolar é uma ferramenta eficaz para fomentação da autonomia e o empoderamento do estudante no contexto educacional."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2875_TB1839_30102025175305.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIFAS JEEZIEL GOMES DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ELIFAS JEEZIEL"
    "autor_email" => "professorelifas.edfisica@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125666
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1839
    "inscrito_id" => 2875
    "titulo" => "EMEQ NOTÍCIAS: CONTRIBUIÇÕES DA IMPLEMENTAÇÃO DE UM JORNAL ESCOLAR COMO FERRAMENTA DE PROMOÇÃO DO PROTAGONISMO ESTUDANTIL EM UMA ESCOLA RURAL NO MUNICÍPIO DE BODOCÓ-PE, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA."
    "resumo" => "O cenário educacional contemporâneo, requer do Docente, que este possa pensar, criar e executar ações e estratégias de forma que venha a proporcionar um desenvolvimento global do estudante, tornando-o agente de mudança em seu contexto. Neste sentido, a implementação de um Jornal Escolar torna-se uma ferramenta eficiente e eficaz no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que possibilita ao alunado o desenvolvimento de competências e habilidades de escrita, leitura e comunicação, além de aperfeiçoar sua autoconfiança, autonomia e protagonismo estudantil. Esta pesquisa teve como objetivo conhecer as contribuições da implementação de um jornal escolar para os estudantes dos Anos Finais da Escola Municipal Eça de Queiroz – EMEQ, localizada na Vila Feitoria, zona rural do município de Bodocó-PE. A presente pesquisa, ainda se caracteriza como sendo de natureza qualitativa, pois a interpretação dos dados foi realizada de forma subjetiva. E quanto aos métodos, esta pesquisa fez uso de duas abordagens: (1) um relato de experiência, construído a partir das vivências dos autores/pesquisadores nas ações realizadas durante a produção do Jornal Escolar; (2) uma Revisão Bibliográfica que deu subsídio para a construção dos referenciais teóricos e discussões. Como resultado, pode-se constatar, que ao inserir os alunos e alunas no processo de criação, produção e publicação do jornal, estes apresentaram um maior engajamento com as atividades escolares, bem como, o desenvolvimento do senso crítico e a valorização da sua cultura local. Além disso, o relato de experiência evidenciou que o jornal escolar é uma ferramenta eficaz para fomentação da autonomia e o empoderamento do estudante no contexto educacional."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2875_TB1839_30102025175305.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIFAS JEEZIEL GOMES DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ELIFAS JEEZIEL"
    "autor_email" => "professorelifas.edfisica@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O cenário educacional contemporâneo, requer do Docente, que este possa pensar, criar e executar ações e estratégias de forma que venha a proporcionar um desenvolvimento global do estudante, tornando-o agente de mudança em seu contexto. Neste sentido, a implementação de um Jornal Escolar torna-se uma ferramenta eficiente e eficaz no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que possibilita ao alunado o desenvolvimento de competências e habilidades de escrita, leitura e comunicação, além de aperfeiçoar sua autoconfiança, autonomia e protagonismo estudantil. Esta pesquisa teve como objetivo conhecer as contribuições da implementação de um jornal escolar para os estudantes dos Anos Finais da Escola Municipal Eça de Queiroz – EMEQ, localizada na Vila Feitoria, zona rural do município de Bodocó-PE. A presente pesquisa, ainda se caracteriza como sendo de natureza qualitativa, pois a interpretação dos dados foi realizada de forma subjetiva. E quanto aos métodos, esta pesquisa fez uso de duas abordagens: (1) um relato de experiência, construído a partir das vivências dos autores/pesquisadores nas ações realizadas durante a produção do Jornal Escolar; (2) uma Revisão Bibliográfica que deu subsídio para a construção dos referenciais teóricos e discussões. Como resultado, pode-se constatar, que ao inserir os alunos e alunas no processo de criação, produção e publicação do jornal, estes apresentaram um maior engajamento com as atividades escolares, bem como, o desenvolvimento do senso crítico e a valorização da sua cultura local. Além disso, o relato de experiência evidenciou que o jornal escolar é uma ferramenta eficaz para fomentação da autonomia e o empoderamento do estudante no contexto educacional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.