EMEQ NOTÍCIAS: CONTRIBUIÇÕES DA IMPLEMENTAÇÃO DE UM JORNAL ESCOLAR COMO FERRAMENTA DE PROMOÇÃO DO PROTAGONISMO ESTUDANTIL EM UMA ESCOLA RURAL NO MUNICÍPIO DE BODOCÓ-PE, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125666 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1839 "inscrito_id" => 2875 "titulo" => "EMEQ NOTÍCIAS: CONTRIBUIÇÕES DA IMPLEMENTAÇÃO DE UM JORNAL ESCOLAR COMO FERRAMENTA DE PROMOÇÃO DO PROTAGONISMO ESTUDANTIL EM UMA ESCOLA RURAL NO MUNICÍPIO DE BODOCÓ-PE, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA." "resumo" => "O cenário educacional contemporâneo, requer do Docente, que este possa pensar, criar e executar ações e estratégias de forma que venha a proporcionar um desenvolvimento global do estudante, tornando-o agente de mudança em seu contexto. Neste sentido, a implementação de um Jornal Escolar torna-se uma ferramenta eficiente e eficaz no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que possibilita ao alunado o desenvolvimento de competências e habilidades de escrita, leitura e comunicação, além de aperfeiçoar sua autoconfiança, autonomia e protagonismo estudantil. Esta pesquisa teve como objetivo conhecer as contribuições da implementação de um jornal escolar para os estudantes dos Anos Finais da Escola Municipal Eça de Queiroz – EMEQ, localizada na Vila Feitoria, zona rural do município de Bodocó-PE. A presente pesquisa, ainda se caracteriza como sendo de natureza qualitativa, pois a interpretação dos dados foi realizada de forma subjetiva. E quanto aos métodos, esta pesquisa fez uso de duas abordagens: (1) um relato de experiência, construído a partir das vivências dos autores/pesquisadores nas ações realizadas durante a produção do Jornal Escolar; (2) uma Revisão Bibliográfica que deu subsídio para a construção dos referenciais teóricos e discussões. Como resultado, pode-se constatar, que ao inserir os alunos e alunas no processo de criação, produção e publicação do jornal, estes apresentaram um maior engajamento com as atividades escolares, bem como, o desenvolvimento do senso crítico e a valorização da sua cultura local. Além disso, o relato de experiência evidenciou que o jornal escolar é uma ferramenta eficaz para fomentação da autonomia e o empoderamento do estudante no contexto educacional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2875_TB1839_30102025175305.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIFAS JEEZIEL GOMES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "ELIFAS JEEZIEL" "autor_email" => "professorelifas.edfisica@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125666 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1839 "inscrito_id" => 2875 "titulo" => "EMEQ NOTÍCIAS: CONTRIBUIÇÕES DA IMPLEMENTAÇÃO DE UM JORNAL ESCOLAR COMO FERRAMENTA DE PROMOÇÃO DO PROTAGONISMO ESTUDANTIL EM UMA ESCOLA RURAL NO MUNICÍPIO DE BODOCÓ-PE, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA." "resumo" => "O cenário educacional contemporâneo, requer do Docente, que este possa pensar, criar e executar ações e estratégias de forma que venha a proporcionar um desenvolvimento global do estudante, tornando-o agente de mudança em seu contexto. Neste sentido, a implementação de um Jornal Escolar torna-se uma ferramenta eficiente e eficaz no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que possibilita ao alunado o desenvolvimento de competências e habilidades de escrita, leitura e comunicação, além de aperfeiçoar sua autoconfiança, autonomia e protagonismo estudantil. Esta pesquisa teve como objetivo conhecer as contribuições da implementação de um jornal escolar para os estudantes dos Anos Finais da Escola Municipal Eça de Queiroz – EMEQ, localizada na Vila Feitoria, zona rural do município de Bodocó-PE. A presente pesquisa, ainda se caracteriza como sendo de natureza qualitativa, pois a interpretação dos dados foi realizada de forma subjetiva. E quanto aos métodos, esta pesquisa fez uso de duas abordagens: (1) um relato de experiência, construído a partir das vivências dos autores/pesquisadores nas ações realizadas durante a produção do Jornal Escolar; (2) uma Revisão Bibliográfica que deu subsídio para a construção dos referenciais teóricos e discussões. Como resultado, pode-se constatar, que ao inserir os alunos e alunas no processo de criação, produção e publicação do jornal, estes apresentaram um maior engajamento com as atividades escolares, bem como, o desenvolvimento do senso crítico e a valorização da sua cultura local. Além disso, o relato de experiência evidenciou que o jornal escolar é uma ferramenta eficaz para fomentação da autonomia e o empoderamento do estudante no contexto educacional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2875_TB1839_30102025175305.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIFAS JEEZIEL GOMES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "ELIFAS JEEZIEL" "autor_email" => "professorelifas.edfisica@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }