MODELOS DIDÁTICOS SUSTENTÁVEIS NO ENSINO DE ZOOLOGIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125670 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1848 "inscrito_id" => 9212 "titulo" => "MODELOS DIDÁTICOS SUSTENTÁVEIS NO ENSINO DE ZOOLOGIA" "resumo" => "O ensino de Zoologia é fundamental para a compreensão da diversidade animal e suas interações nos ecossistemas. No entanto, enfrenta desafios como a escassez de materiais didáticos acessíveis e interativos, dificultando a aprendizagem significativa. Paralelamente, o aumento da geração de resíduos sólidos reforça a necessidade de práticas educativas que promovam a sustentabilidade. Projetos que utilizam materiais recicláveis nas práticas pedagógicas oferecem uma abordagem inovadora, aliando a conservação ambiental ao ensino de Ciências. Desse modo, este estudo objetivou confeccionar modelos didáticos de animais vertebrados a partir de materiais recicláveis, como latas de alumínio, visando conscientizar estudantes dos anos finais do ensino fundamental de uma escola pública em Nova Palmeira-PB sobre a importância da biodiversidade e da conservação do meio ambiente. Inicialmente, foram confeccionados cinco modelos tridimensionais representando vertebrados de diferentes grupos taxonômicos, como peixes (tubarão), anfíbios (rã) e répteis (tartaruga e lagarto), utilizando a técnica de papercraft. Para que fossem fielmente representados, realizou-se um levantamento bibliográfico sobre as características morfológicas dos animais, seguido da busca por moldes disponíveis na internet. Os resultados preliminares indicam que o uso de materiais recicláveis para a construção de modelos didáticos é uma abordagem viável, que favorece a sustentabilidade, incentiva a reciclagem de resíduos e tem potencial para despertar o interesse dos alunos pela Biologia. Entretanto, a eficácia desses modelos no ensino da zoologia será avaliada posteriormente, por meio da aplicação no contexto escolar e da análise das percepções dos estudantes e professores por meio de questionários." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9212_TB1848_15102025132147.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYLLA FABRÍCIA MARTINS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MAYLLA FABRÍCIA" "autor_email" => "maylla.santos@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125670 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1848 "inscrito_id" => 9212 "titulo" => "MODELOS DIDÁTICOS SUSTENTÁVEIS NO ENSINO DE ZOOLOGIA" "resumo" => "O ensino de Zoologia é fundamental para a compreensão da diversidade animal e suas interações nos ecossistemas. No entanto, enfrenta desafios como a escassez de materiais didáticos acessíveis e interativos, dificultando a aprendizagem significativa. Paralelamente, o aumento da geração de resíduos sólidos reforça a necessidade de práticas educativas que promovam a sustentabilidade. Projetos que utilizam materiais recicláveis nas práticas pedagógicas oferecem uma abordagem inovadora, aliando a conservação ambiental ao ensino de Ciências. Desse modo, este estudo objetivou confeccionar modelos didáticos de animais vertebrados a partir de materiais recicláveis, como latas de alumínio, visando conscientizar estudantes dos anos finais do ensino fundamental de uma escola pública em Nova Palmeira-PB sobre a importância da biodiversidade e da conservação do meio ambiente. Inicialmente, foram confeccionados cinco modelos tridimensionais representando vertebrados de diferentes grupos taxonômicos, como peixes (tubarão), anfíbios (rã) e répteis (tartaruga e lagarto), utilizando a técnica de papercraft. Para que fossem fielmente representados, realizou-se um levantamento bibliográfico sobre as características morfológicas dos animais, seguido da busca por moldes disponíveis na internet. Os resultados preliminares indicam que o uso de materiais recicláveis para a construção de modelos didáticos é uma abordagem viável, que favorece a sustentabilidade, incentiva a reciclagem de resíduos e tem potencial para despertar o interesse dos alunos pela Biologia. Entretanto, a eficácia desses modelos no ensino da zoologia será avaliada posteriormente, por meio da aplicação no contexto escolar e da análise das percepções dos estudantes e professores por meio de questionários." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9212_TB1848_15102025132147.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYLLA FABRÍCIA MARTINS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MAYLLA FABRÍCIA" "autor_email" => "maylla.santos@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }