Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES E SUAS POTENCIALIDADES: COMO O PAÇO DO FREVO CONTRIBUI COM ESSE TIPO DE EDUCAÇÃO?

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125671
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1849
    "inscrito_id" => 7299
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES E SUAS POTENCIALIDADES: COMO O PAÇO DO FREVO CONTRIBUI COM ESSE TIPO DE EDUCAÇÃO?"
    "resumo" => "A pesquisa buscou compreender como o Paço do Frevo, um espaço cultural localizado no Recife, que surgiu a partir de uma parceria entre a Prefeitura do Recife, a Fundação Roberto Marinho e o IPHAN, inaugurado em 9 de fevereiro de 2014, atua no ensino da cultura pernambucana e quais estratégias utiliza para envolver a comunidade no aprendizado sobre o frevo e sua importância histórica e cultural. A motivação para a escolha desse espaço foi entender como ele contribui para a educação não formal, promovendo o frevo como ferramenta de ensino e valorizando as manifestações culturais locais. As questões norteadoras incluíram identificar as práticas pedagógicas empregadas; compreender como o frevo é trabalhado como ferramenta educativa; analisar a formação da equipe de educadores; investigar os desafios e impactos das ações promovidas pelo museu e como essas práticas colaboram para a preservação da memória cultural. Para esta pesquisa foi utilizada a abordagem qualitativa, incluindo visitas de campo realizadas entre julho e setembro de 2024. O diário de campo foi empregue para anotação das experiências e percepções, permitindo uma análise detalhada das práticas pedagógicas observadas, além de entrevistas com mediadores e educadores. Foram observadas estratégias como mediação interativa, oficinas de confecção de estandartes, apresentações de dança, e ações que integram história, música e dança, como também projetos sociais voltados a formação de professores, cursos que promovem debate e conscientização social, O Paço do Frevo fortalece a identidade local ao promover a cultura de forma interativa. Mais que exposições, incentiva a prática do frevo e a reflexão crítica, conectando história e atualidade. Assim, amplia o conhecimento cultural e reforça os laços com a tradição."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7299_TB1849_27102025100852.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BIANCKA EVANIELE SOUZA RAMOS"
    "autor_nome_curto" => "BIANCKA"
    "autor_email" => "biaevanieles@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125671
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1849
    "inscrito_id" => 7299
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES E SUAS POTENCIALIDADES: COMO O PAÇO DO FREVO CONTRIBUI COM ESSE TIPO DE EDUCAÇÃO?"
    "resumo" => "A pesquisa buscou compreender como o Paço do Frevo, um espaço cultural localizado no Recife, que surgiu a partir de uma parceria entre a Prefeitura do Recife, a Fundação Roberto Marinho e o IPHAN, inaugurado em 9 de fevereiro de 2014, atua no ensino da cultura pernambucana e quais estratégias utiliza para envolver a comunidade no aprendizado sobre o frevo e sua importância histórica e cultural. A motivação para a escolha desse espaço foi entender como ele contribui para a educação não formal, promovendo o frevo como ferramenta de ensino e valorizando as manifestações culturais locais. As questões norteadoras incluíram identificar as práticas pedagógicas empregadas; compreender como o frevo é trabalhado como ferramenta educativa; analisar a formação da equipe de educadores; investigar os desafios e impactos das ações promovidas pelo museu e como essas práticas colaboram para a preservação da memória cultural. Para esta pesquisa foi utilizada a abordagem qualitativa, incluindo visitas de campo realizadas entre julho e setembro de 2024. O diário de campo foi empregue para anotação das experiências e percepções, permitindo uma análise detalhada das práticas pedagógicas observadas, além de entrevistas com mediadores e educadores. Foram observadas estratégias como mediação interativa, oficinas de confecção de estandartes, apresentações de dança, e ações que integram história, música e dança, como também projetos sociais voltados a formação de professores, cursos que promovem debate e conscientização social, O Paço do Frevo fortalece a identidade local ao promover a cultura de forma interativa. Mais que exposições, incentiva a prática do frevo e a reflexão crítica, conectando história e atualidade. Assim, amplia o conhecimento cultural e reforça os laços com a tradição."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7299_TB1849_27102025100852.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BIANCKA EVANIELE SOUZA RAMOS"
    "autor_nome_curto" => "BIANCKA"
    "autor_email" => "biaevanieles@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A pesquisa buscou compreender como o Paço do Frevo, um espaço cultural localizado no Recife, que surgiu a partir de uma parceria entre a Prefeitura do Recife, a Fundação Roberto Marinho e o IPHAN, inaugurado em 9 de fevereiro de 2014, atua no ensino da cultura pernambucana e quais estratégias utiliza para envolver a comunidade no aprendizado sobre o frevo e sua importância histórica e cultural. A motivação para a escolha desse espaço foi entender como ele contribui para a educação não formal, promovendo o frevo como ferramenta de ensino e valorizando as manifestações culturais locais. As questões norteadoras incluíram identificar as práticas pedagógicas empregadas; compreender como o frevo é trabalhado como ferramenta educativa; analisar a formação da equipe de educadores; investigar os desafios e impactos das ações promovidas pelo museu e como essas práticas colaboram para a preservação da memória cultural. Para esta pesquisa foi utilizada a abordagem qualitativa, incluindo visitas de campo realizadas entre julho e setembro de 2024. O diário de campo foi empregue para anotação das experiências e percepções, permitindo uma análise detalhada das práticas pedagógicas observadas, além de entrevistas com mediadores e educadores. Foram observadas estratégias como mediação interativa, oficinas de confecção de estandartes, apresentações de dança, e ações que integram história, música e dança, como também projetos sociais voltados a formação de professores, cursos que promovem debate e conscientização social, O Paço do Frevo fortalece a identidade local ao promover a cultura de forma interativa. Mais que exposições, incentiva a prática do frevo e a reflexão crítica, conectando história e atualidade. Assim, amplia o conhecimento cultural e reforça os laços com a tradição.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.