PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS: UMA ANÁLISE EM LIVROS DIDÁTICOS DO 4º ANO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125679 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1871 "inscrito_id" => 7793 "titulo" => "PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS: UMA ANÁLISE EM LIVROS DIDÁTICOS DO 4º ANO" "resumo" => "Em meados da decáda de 80, avanços das pesquisas em Educação Matemática suscitaram discussões sobre o ensino-aprendizagem da álgebra desde os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. No Brasil, a Base Nacional Comum Curricular (2018) apresenta a álgebra como uma unidade temática a partir do 1º ano do Ensino Fundamental. Para o 4º ano, a Base orienta o trabalho sistemático com sequências do tipo recursiva (Jungbluth, Silveira, Grando; 2019). Partindo disso, esta pesquisa, de natureza bibliográfica e documental, se constitui como um recorte de nossa dissertação de mestrado e possui como objetivo analisar tarefas com sequências recursivas em três livros didáticos aprovados no Programa Nacional do Livro Didático do 4º ano do Ensino Fundamental. Utilizamos como referencial teórico a Teoria da Objetivação de Luiz Radford (2021), que caracteriza-se como uma teoria sociocultural, Vergel (2014), Vale (2011), Gomes e Noronha (2022). Os resultados indicam que o uso de sequências no ensino-aprendizagem da matemática com crianças pode favorecer o desenvolvimento do pensamento algébrico por trabalhar as ideias de padrão, regularidade e generalização, suscitando também discussões pertinentes sobre a temática para os professores que ensinam nessa fase, bem como trazendo novas contribuições para esse campo de investigação sobre o pensamento algébrico e estimulando a condução de novas pesquisas sobre a temática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7793_TB1871_30102025190617.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRICIA FREITAS DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "PATRICIA" "autor_email" => "patricia.freitas225@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125679 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1871 "inscrito_id" => 7793 "titulo" => "PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS: UMA ANÁLISE EM LIVROS DIDÁTICOS DO 4º ANO" "resumo" => "Em meados da decáda de 80, avanços das pesquisas em Educação Matemática suscitaram discussões sobre o ensino-aprendizagem da álgebra desde os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. No Brasil, a Base Nacional Comum Curricular (2018) apresenta a álgebra como uma unidade temática a partir do 1º ano do Ensino Fundamental. Para o 4º ano, a Base orienta o trabalho sistemático com sequências do tipo recursiva (Jungbluth, Silveira, Grando; 2019). Partindo disso, esta pesquisa, de natureza bibliográfica e documental, se constitui como um recorte de nossa dissertação de mestrado e possui como objetivo analisar tarefas com sequências recursivas em três livros didáticos aprovados no Programa Nacional do Livro Didático do 4º ano do Ensino Fundamental. Utilizamos como referencial teórico a Teoria da Objetivação de Luiz Radford (2021), que caracteriza-se como uma teoria sociocultural, Vergel (2014), Vale (2011), Gomes e Noronha (2022). Os resultados indicam que o uso de sequências no ensino-aprendizagem da matemática com crianças pode favorecer o desenvolvimento do pensamento algébrico por trabalhar as ideias de padrão, regularidade e generalização, suscitando também discussões pertinentes sobre a temática para os professores que ensinam nessa fase, bem como trazendo novas contribuições para esse campo de investigação sobre o pensamento algébrico e estimulando a condução de novas pesquisas sobre a temática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7793_TB1871_30102025190617.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRICIA FREITAS DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "PATRICIA" "autor_email" => "patricia.freitas225@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }