Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O Atendimento Educacional Especializado (AEE), é um campo de suma importância para promover a inclusão e a equidade educacional. O docente responsável pelo AEE lida com uma diversidade de alunos, cujas necessidades variam de acordo com diferentes deficiências. Diante dessa heterogeneidade o professor de AEE deve elaborar planejamentos educacionais individualizados, desenvolvendo metodologias e estratégias que garantam a adaptação do currículo funcional para cada estudante, respeitando suas particularidades. O educador precisa ter uma postura de empatia e compreensão profunda, se colocando no lugar do aluno, percebendo como o aluno se sente e interage com o mundo à sua volta. Sob essa perspectiva, o docente é instado a ir além dos diagnósticos e das características que definem a deficiência do aluno, focando na experiência única de cada um, reconhecendo que a vivência de cada estudante é singular, com suas próprias percepções e sentimentos. A metodologia adotada para este estudo foi a revisão bibliográfica, com a coleta de dados de livros, artigos e leis. Para a confecção desse trabalho nos baseamos nos estudos de Maria Teresa Égler Mantoan (2023) com Inclusão Escolar O que é? Por quê? Como fazer? Marcos Político-Legais da Educação Especial - MEC (2010) e Byung-Chul Han (2022) com a Expulsão do Outro. O presente trabalho nos possibilita a constatar que existe a necessidade de melhor formação docente sendo necessário assegurar que o AEE deve ter uma escuta de todos: governantes com políticas públicas integradas, currículo contextualizado e adaptado, cursos de aperfeiçoamento, seminários, entre outros, onde o conhecimento docente poderá ser ampliado rumo ao processo de reflexão para a mudança da prática docente efetivando a inclusão escolar e o aprimoramento da qualidade do ensino.

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