Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OBRA SOCIAL CHICO XAVIER: EXPERIÊNCIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM UM ESPAÇO NÃO FORMAL DE EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125683
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1878
    "inscrito_id" => 1
    "titulo" => "OBRA SOCIAL CHICO XAVIER: EXPERIÊNCIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM UM ESPAÇO NÃO FORMAL DE EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "A educação não formal desempenha um papel importante na formação cidadã, promovendo o aprendizado em contextos diversos. A Obra Social Chico Xavier, é uma instituição espírita localizada no município de Itacoatiara no Amazonas, onde se desenvolve vários projetos sociais junto à comunidade de Itacoatiara, no Amazonas. Neste espaço não formal de ensino ocorre aulas de letramento, numeramento, desenho e pintura, possui uma Biblioteca comunitária, o Cine-Biblioteca, Oficinas mão na massa (preparo de doces, salgados, artesanatos, sandálias) entre outras. Nesse contexto, os educadores sociais apresentam um papel relevante como mediadores do aprendizado, fomentando valores como cidadania, solidariedade, empatia e respeito à diversidade e ao território. Este estudo tem suas bases teóricas em Gohn (2010), Onzi (2022), Freire (2023) e Galardini [et al.] (2024). O objetivo deste estudo é analisar as experiências de ensino e aprendizagem na Obra Social Chico Xavier, identificando as estratégias pedagógicas utilizadas e os desafios enfrentados na prática educativa. Busca-se compreender como a educação não formal contribui para o desenvolvimento dos educandos e para a construção de uma aprendizagem significativa. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas com educadores sociais da instituição. A análise dos dados será realizada por meio da técnica de análise de conteúdo, permitindo identificar padrões nas práticas pedagógicas e nos desafios enfrentados no ensino não formal. Os resultados identificaram que o processo de ensino e aprendizagem na Obra Social Chico Xavier se destaca pelo uso de abordagens criativas, que exploram recursos lúdicos, arte, música e contação de histórias para tornar o aprendizado mais envolvente e significativo. Essas práticas estimulam a autonomia dos educandos, despertam a curiosidade e favorecem a construção do conhecimento de forma dinâmica e participativa, reforçando a importância da criatividade na educação não formal."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1_TB1878_21102025200703.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELLEN SILVA DE OLIVEIRA MARQUES"
    "autor_nome_curto" => "ELLEN"
    "autor_email" => "ellen.oliveira@ifam.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS (IFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125683
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1878
    "inscrito_id" => 1
    "titulo" => "OBRA SOCIAL CHICO XAVIER: EXPERIÊNCIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM UM ESPAÇO NÃO FORMAL DE EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "A educação não formal desempenha um papel importante na formação cidadã, promovendo o aprendizado em contextos diversos. A Obra Social Chico Xavier, é uma instituição espírita localizada no município de Itacoatiara no Amazonas, onde se desenvolve vários projetos sociais junto à comunidade de Itacoatiara, no Amazonas. Neste espaço não formal de ensino ocorre aulas de letramento, numeramento, desenho e pintura, possui uma Biblioteca comunitária, o Cine-Biblioteca, Oficinas mão na massa (preparo de doces, salgados, artesanatos, sandálias) entre outras. Nesse contexto, os educadores sociais apresentam um papel relevante como mediadores do aprendizado, fomentando valores como cidadania, solidariedade, empatia e respeito à diversidade e ao território. Este estudo tem suas bases teóricas em Gohn (2010), Onzi (2022), Freire (2023) e Galardini [et al.] (2024). O objetivo deste estudo é analisar as experiências de ensino e aprendizagem na Obra Social Chico Xavier, identificando as estratégias pedagógicas utilizadas e os desafios enfrentados na prática educativa. Busca-se compreender como a educação não formal contribui para o desenvolvimento dos educandos e para a construção de uma aprendizagem significativa. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas com educadores sociais da instituição. A análise dos dados será realizada por meio da técnica de análise de conteúdo, permitindo identificar padrões nas práticas pedagógicas e nos desafios enfrentados no ensino não formal. Os resultados identificaram que o processo de ensino e aprendizagem na Obra Social Chico Xavier se destaca pelo uso de abordagens criativas, que exploram recursos lúdicos, arte, música e contação de histórias para tornar o aprendizado mais envolvente e significativo. Essas práticas estimulam a autonomia dos educandos, despertam a curiosidade e favorecem a construção do conhecimento de forma dinâmica e participativa, reforçando a importância da criatividade na educação não formal."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1_TB1878_21102025200703.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELLEN SILVA DE OLIVEIRA MARQUES"
    "autor_nome_curto" => "ELLEN"
    "autor_email" => "ellen.oliveira@ifam.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS (IFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A educação não formal desempenha um papel importante na formação cidadã, promovendo o aprendizado em contextos diversos. A Obra Social Chico Xavier, é uma instituição espírita localizada no município de Itacoatiara no Amazonas, onde se desenvolve vários projetos sociais junto à comunidade de Itacoatiara, no Amazonas. Neste espaço não formal de ensino ocorre aulas de letramento, numeramento, desenho e pintura, possui uma Biblioteca comunitária, o Cine-Biblioteca, Oficinas mão na massa (preparo de doces, salgados, artesanatos, sandálias) entre outras. Nesse contexto, os educadores sociais apresentam um papel relevante como mediadores do aprendizado, fomentando valores como cidadania, solidariedade, empatia e respeito à diversidade e ao território. Este estudo tem suas bases teóricas em Gohn (2010), Onzi (2022), Freire (2023) e Galardini [et al.] (2024). O objetivo deste estudo é analisar as experiências de ensino e aprendizagem na Obra Social Chico Xavier, identificando as estratégias pedagógicas utilizadas e os desafios enfrentados na prática educativa. Busca-se compreender como a educação não formal contribui para o desenvolvimento dos educandos e para a construção de uma aprendizagem significativa. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas com educadores sociais da instituição. A análise dos dados será realizada por meio da técnica de análise de conteúdo, permitindo identificar padrões nas práticas pedagógicas e nos desafios enfrentados no ensino não formal. Os resultados identificaram que o processo de ensino e aprendizagem na Obra Social Chico Xavier se destaca pelo uso de abordagens criativas, que exploram recursos lúdicos, arte, música e contação de histórias para tornar o aprendizado mais envolvente e significativo. Essas práticas estimulam a autonomia dos educandos, despertam a curiosidade e favorecem a construção do conhecimento de forma dinâmica e participativa, reforçando a importância da criatividade na educação não formal.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.