EXPERIÊNCIA FORMATIVA: LABORATÓRIO DO AÇAÍ E O ENSINO DE ÁCIDO-BASE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125690 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1889 "inscrito_id" => 9284 "titulo" => "EXPERIÊNCIA FORMATIVA: LABORATÓRIO DO AÇAÍ E O ENSINO DE ÁCIDO-BASE" "resumo" => "A presente pesquisa busca relatar a experiência de formação vivida por um licenciando em Química na elaboração e desenvolvimento de uma oficina intitulada “Laboratório do Açaí: criando o seu próprio papel indicador natural”, realizada na EMEIF Donatila Lopes, localizada na Ilha de Mosqueiro, distrito administrativo do município de Belém. A pesquisa é qualitativa, na modalidade narrativa, pois narrar é uma atividade indissociável e particular do ser humano. Como instrumentos para a construção dos textos de campo da pesquisa, utilizamos o diário de bordo e registros fotográficos. A oficina foi uma proposta pensada e desenvolvida para o ensino de ácido-base na educação básica, integrando elementos do cotidiano paraense como ferramentas potencialmente significativas para o processo de ensino-aprendizagem. Como resultado, destacamos que o desenvolvimento do material na oficina, os estudantes participaram ativamente preparando solução alcoólica de extrato de açaí e o papel microporoso para indicação colorimétrica de mudança de pH e o professor como mediador, instigando a busca por respostas, foi uma experiência formativa, possibilitando desenvolvimento profissional na medida que estimulou a formação de um profissional reflexivo e investigador, capaz de pensar e desenvolver propostas significativas para a sala de aula, em que o estudante é engajado a participar ativamente, articulando teoria-prática no processo de ensino. Portanto, as experiências da prática pedagógica em química por professores em formação inicial contribui para o seu processo de aprendizagem sobre como ensinar química de modo contextualizado e personalizado, de modo a incentivar o desenvolvimento dos estudantes em movimento simultâneo com o caráter formativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9284_TB1889_30102025234319.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANISIO DE FRANÇA NETO" "autor_nome_curto" => "Anisio Neto" "autor_email" => "anisioneto2002@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125690 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1889 "inscrito_id" => 9284 "titulo" => "EXPERIÊNCIA FORMATIVA: LABORATÓRIO DO AÇAÍ E O ENSINO DE ÁCIDO-BASE" "resumo" => "A presente pesquisa busca relatar a experiência de formação vivida por um licenciando em Química na elaboração e desenvolvimento de uma oficina intitulada “Laboratório do Açaí: criando o seu próprio papel indicador natural”, realizada na EMEIF Donatila Lopes, localizada na Ilha de Mosqueiro, distrito administrativo do município de Belém. A pesquisa é qualitativa, na modalidade narrativa, pois narrar é uma atividade indissociável e particular do ser humano. Como instrumentos para a construção dos textos de campo da pesquisa, utilizamos o diário de bordo e registros fotográficos. A oficina foi uma proposta pensada e desenvolvida para o ensino de ácido-base na educação básica, integrando elementos do cotidiano paraense como ferramentas potencialmente significativas para o processo de ensino-aprendizagem. Como resultado, destacamos que o desenvolvimento do material na oficina, os estudantes participaram ativamente preparando solução alcoólica de extrato de açaí e o papel microporoso para indicação colorimétrica de mudança de pH e o professor como mediador, instigando a busca por respostas, foi uma experiência formativa, possibilitando desenvolvimento profissional na medida que estimulou a formação de um profissional reflexivo e investigador, capaz de pensar e desenvolver propostas significativas para a sala de aula, em que o estudante é engajado a participar ativamente, articulando teoria-prática no processo de ensino. Portanto, as experiências da prática pedagógica em química por professores em formação inicial contribui para o seu processo de aprendizagem sobre como ensinar química de modo contextualizado e personalizado, de modo a incentivar o desenvolvimento dos estudantes em movimento simultâneo com o caráter formativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9284_TB1889_30102025234319.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANISIO DE FRANÇA NETO" "autor_nome_curto" => "Anisio Neto" "autor_email" => "anisioneto2002@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }