A CRÔNICA NARRATIVA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: PRÁTICAS DE ANÁLISE LINGUÍSTICA EM UMA ESCOLA DO CAMPO COM PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NA ZONA RURAL DE PAULO RAMOS – MA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125693 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1893 "inscrito_id" => 4058 "titulo" => "A CRÔNICA NARRATIVA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: PRÁTICAS DE ANÁLISE LINGUÍSTICA EM UMA ESCOLA DO CAMPO COM PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NA ZONA RURAL DE PAULO RAMOS – MA" "resumo" => "A crônica narrativa, enquanto gênero textual, apresenta potencial para o ensino de Língua Portuguesa, especialmente no desenvolvimento da capacidade de análise linguística dos alunos. Este artigo investiga as práticas pedagógicas relacionadas à análise linguística através da crônica narrativa em uma escola do campo com pedagogia da alternância, localizada na zona rural do município de Paulo Ramos – MA. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, baseada na análise de documentos escolares, observação de aulas, entrevistas com professores e estudantes. O referencial teórico fundamenta-se em autores como Marcuschi (2008) e Travaglia (2009), que discutem o ensino da linguagem por meio de gêneros textuais e análise linguística, enquanto Freire (2005) fundamenta a pesquisa-ação e promove coletivamente a construção de conhecimento. Os resultados indicam que a crônica narrativa favorece a reflexão sobre estrutura e uso da língua, estimulando a leitura e a escrita em contextos reais. No entanto, são evidenciados desafios como a escassez de materiais didáticos contextualizados e/ou estímulos que se associam à necessidade constante de formação docente pelo viés da pedagogia da alternância. O resultado da pesquisa se apresenta no desenvolvimento de material didático site aos professores da escola para publicação dos trabalhos produzidos pelos alunos. Conclui-se, portanto, que o ensino da crônica narrativa pode ser uma estratégia eficaz de análise linguística para formação do leitor, desde que alinhado às especificidades socioculturais dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4058_TB1893_10112025235902.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WESLLEY EMANUEL SILVA RICARTE" "autor_nome_curto" => "WESLLEY RICARTE" "autor_email" => "weslleyricarte9@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125693 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1893 "inscrito_id" => 4058 "titulo" => "A CRÔNICA NARRATIVA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: PRÁTICAS DE ANÁLISE LINGUÍSTICA EM UMA ESCOLA DO CAMPO COM PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NA ZONA RURAL DE PAULO RAMOS – MA" "resumo" => "A crônica narrativa, enquanto gênero textual, apresenta potencial para o ensino de Língua Portuguesa, especialmente no desenvolvimento da capacidade de análise linguística dos alunos. Este artigo investiga as práticas pedagógicas relacionadas à análise linguística através da crônica narrativa em uma escola do campo com pedagogia da alternância, localizada na zona rural do município de Paulo Ramos – MA. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, baseada na análise de documentos escolares, observação de aulas, entrevistas com professores e estudantes. O referencial teórico fundamenta-se em autores como Marcuschi (2008) e Travaglia (2009), que discutem o ensino da linguagem por meio de gêneros textuais e análise linguística, enquanto Freire (2005) fundamenta a pesquisa-ação e promove coletivamente a construção de conhecimento. Os resultados indicam que a crônica narrativa favorece a reflexão sobre estrutura e uso da língua, estimulando a leitura e a escrita em contextos reais. No entanto, são evidenciados desafios como a escassez de materiais didáticos contextualizados e/ou estímulos que se associam à necessidade constante de formação docente pelo viés da pedagogia da alternância. O resultado da pesquisa se apresenta no desenvolvimento de material didático site aos professores da escola para publicação dos trabalhos produzidos pelos alunos. Conclui-se, portanto, que o ensino da crônica narrativa pode ser uma estratégia eficaz de análise linguística para formação do leitor, desde que alinhado às especificidades socioculturais dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4058_TB1893_10112025235902.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WESLLEY EMANUEL SILVA RICARTE" "autor_nome_curto" => "WESLLEY RICARTE" "autor_email" => "weslleyricarte9@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }