O PERFIL DO GESTOR ESCOLAR DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SOBRAL - CE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125694 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1894 "inscrito_id" => 7522 "titulo" => "O PERFIL DO GESTOR ESCOLAR DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SOBRAL - CE" "resumo" => "O gestor escolar exerce um papel fundamental no ambiente educacional, sendo responsável não apenas pela administração da escola, mas também pela liderança pedagógica e pela mediação das relações entre a comunidade escolar. No contexto brasileiro, onde as escolas enfrentam desafios como desigualdade social, infraestrutura precária e necessidade de melhorias na qualidade do ensino, compreender o perfil desse profissional é essencial para o desenvolvimento de políticas públicas e práticas de formação continuada que atendam às demandas da educação. Este estudo tem como objetivo traçar o perfil do gestor escolar, analisando, formação acadêmica, experiências profissionais e práticas de gestão. A pesquisa busca identificar como esses fatores influenciam a qualidade da gestão escolar e o impacto no ambiente de aprendizagem. A fundamentação teórica baseia-se em autores como Heloísa Lück (2009), que discute a importância da liderança democrática na gestão escolar, e Libâneo (2001), que destaca o papel do gestor como articulador pedagógico. Paro, V. H. (2009), quando este faz um paralelo entre a gestão escolar e a administração, e por fim as diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE), que reforçam a necessidade de formação contínua e aprimoramento das práticas de gestão. O estudo incorpora uma pesquisa de campo por meio da coleta de dados não quantificáveis, observando, identificando e coletando informações nas dependencias das instituições de ensino, utilizando-se de entrevistas por meio de questionários aplicados aos gestores e professores, bem como dados dos resultados obtidos nas Avaliações Externas (SPAECE e IDEB). Os resultados revelaram que a maioria dos gestores possui formação em Pedagogia ou áreas afins, mas uma parcela significativa não possui capacitação específica em gestão escolar. Identificou-se ainda uma carência de formação continuada e apoio técnico-administrativo, na rede pública de ensino. Os principais desafios enfrentados incluem a falta de recursos financeiros, dificuldades na gestão de pessoal e a necessidade de engajamento da comunidade escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7522_TB1894_19102025112410.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DA PA ARRUDA ARAGÃO" "autor_nome_curto" => "DA PAZ" "autor_email" => "mparagao1@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125694 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1894 "inscrito_id" => 7522 "titulo" => "O PERFIL DO GESTOR ESCOLAR DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SOBRAL - CE" "resumo" => "O gestor escolar exerce um papel fundamental no ambiente educacional, sendo responsável não apenas pela administração da escola, mas também pela liderança pedagógica e pela mediação das relações entre a comunidade escolar. No contexto brasileiro, onde as escolas enfrentam desafios como desigualdade social, infraestrutura precária e necessidade de melhorias na qualidade do ensino, compreender o perfil desse profissional é essencial para o desenvolvimento de políticas públicas e práticas de formação continuada que atendam às demandas da educação. Este estudo tem como objetivo traçar o perfil do gestor escolar, analisando, formação acadêmica, experiências profissionais e práticas de gestão. A pesquisa busca identificar como esses fatores influenciam a qualidade da gestão escolar e o impacto no ambiente de aprendizagem. A fundamentação teórica baseia-se em autores como Heloísa Lück (2009), que discute a importância da liderança democrática na gestão escolar, e Libâneo (2001), que destaca o papel do gestor como articulador pedagógico. Paro, V. H. (2009), quando este faz um paralelo entre a gestão escolar e a administração, e por fim as diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE), que reforçam a necessidade de formação contínua e aprimoramento das práticas de gestão. O estudo incorpora uma pesquisa de campo por meio da coleta de dados não quantificáveis, observando, identificando e coletando informações nas dependencias das instituições de ensino, utilizando-se de entrevistas por meio de questionários aplicados aos gestores e professores, bem como dados dos resultados obtidos nas Avaliações Externas (SPAECE e IDEB). Os resultados revelaram que a maioria dos gestores possui formação em Pedagogia ou áreas afins, mas uma parcela significativa não possui capacitação específica em gestão escolar. Identificou-se ainda uma carência de formação continuada e apoio técnico-administrativo, na rede pública de ensino. Os principais desafios enfrentados incluem a falta de recursos financeiros, dificuldades na gestão de pessoal e a necessidade de engajamento da comunidade escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7522_TB1894_19102025112410.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DA PA ARRUDA ARAGÃO" "autor_nome_curto" => "DA PAZ" "autor_email" => "mparagao1@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }