Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PERFIL DO GESTOR ESCOLAR DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SOBRAL - CE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O gestor escolar exerce um papel fundamental no ambiente educacional, sendo responsável não apenas pela administração da escola, mas também pela liderança pedagógica e pela mediação das relações entre a comunidade escolar. No contexto brasileiro, onde as escolas enfrentam desafios como desigualdade social, infraestrutura precária e necessidade de melhorias na qualidade do ensino, compreender o perfil desse profissional é essencial para o desenvolvimento de políticas públicas e práticas de formação continuada que atendam às demandas da educação. Este estudo tem como objetivo traçar o perfil do gestor escolar, analisando, formação acadêmica, experiências profissionais e práticas de gestão. A pesquisa busca identificar como esses fatores influenciam a qualidade da gestão escolar e o impacto no ambiente de aprendizagem. A fundamentação teórica baseia-se em autores como Heloísa Lück (2009), que discute a importância da liderança democrática na gestão escolar, e Libâneo (2001), que destaca o papel do gestor como articulador pedagógico. Paro, V. H. (2009), quando este faz um paralelo entre a gestão escolar e a administração, e por fim as diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE), que reforçam a necessidade de formação contínua e aprimoramento das práticas de gestão. O estudo incorpora uma pesquisa de campo por meio da coleta de dados não quantificáveis, observando, identificando e coletando informações nas dependencias das instituições de ensino, utilizando-se de entrevistas por meio de questionários aplicados aos gestores e professores, bem como dados dos resultados obtidos nas Avaliações Externas (SPAECE e IDEB). Os resultados revelaram que a maioria dos gestores possui formação em Pedagogia ou áreas afins, mas uma parcela significativa não possui capacitação específica em gestão escolar. Identificou-se ainda uma carência de formação continuada e apoio técnico-administrativo, na rede pública de ensino. Os principais desafios enfrentados incluem a falta de recursos financeiros, dificuldades na gestão de pessoal e a necessidade de engajamento da comunidade escolar.

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