Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

XVIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS( ENEJA): ARTICULAÇÕES, PROPOSIÇÕES E DESAFIOS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

RESUMO Este texto faz parte de uma tese a ser defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e tem como objetivo refletir sobre a importância dos Fóruns de Educação de Jovens e Adultos no Brasil como espaços fundamentais de articulação, proposição e resistência na luta por uma educação pública, inclusiva e socialmente referenciada. A pesquisa, de abordagem qualitativa e documental, analisa o XVIII Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos (ENEJA), realizado em Belém (PA), em 2024, investigando como os Fóruns EJA contribuem para a construção e defesa de políticas públicas voltadas a essa modalidade educacional. O estudo destaca os processos preparatórios para o ENEJA, incluindo momentos formativos e mobilizações prévias, que envolvem educadores, educandos, gestores, universidades e organizações da sociedade civil de todo o país. Os resultados apontam que os debates promovidos no ENEJA fortalecem a construção de uma educação emancipatória e decolonial, fundamentada nos princípios de Paulo Freire, ao mesmo tempo em que ampliam o engajamento político dos envolvidos. Conclui-se que os Fóruns EJA desempenham um papel essencial na resistência contra a colonialidade, promovendo práticas educativas que valorizam os saberes e experiências dos jovens, adultos e idosos. Os desafios levantados no encontro reforçam a necessidade de consolidar proposições que garantam uma educação justa, democrática e inclusiva no Brasil. Palavras-chave: Decolonialidade, ENEJA, Fóruns EJA, Educação, Emancipação.

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