XVIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS( ENEJA): ARTICULAÇÕES, PROPOSIÇÕES E DESAFIOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125697 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1898 "inscrito_id" => 6594 "titulo" => "XVIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS( ENEJA): ARTICULAÇÕES, PROPOSIÇÕES E DESAFIOS" "resumo" => "RESUMO Este texto faz parte de uma tese a ser defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e tem como objetivo refletir sobre a importância dos Fóruns de Educação de Jovens e Adultos no Brasil como espaços fundamentais de articulação, proposição e resistência na luta por uma educação pública, inclusiva e socialmente referenciada. A pesquisa, de abordagem qualitativa e documental, analisa o XVIII Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos (ENEJA), realizado em Belém (PA), em 2024, investigando como os Fóruns EJA contribuem para a construção e defesa de políticas públicas voltadas a essa modalidade educacional. O estudo destaca os processos preparatórios para o ENEJA, incluindo momentos formativos e mobilizações prévias, que envolvem educadores, educandos, gestores, universidades e organizações da sociedade civil de todo o país. Os resultados apontam que os debates promovidos no ENEJA fortalecem a construção de uma educação emancipatória e decolonial, fundamentada nos princípios de Paulo Freire, ao mesmo tempo em que ampliam o engajamento político dos envolvidos. Conclui-se que os Fóruns EJA desempenham um papel essencial na resistência contra a colonialidade, promovendo práticas educativas que valorizam os saberes e experiências dos jovens, adultos e idosos. Os desafios levantados no encontro reforçam a necessidade de consolidar proposições que garantam uma educação justa, democrática e inclusiva no Brasil. Palavras-chave: Decolonialidade, ENEJA, Fóruns EJA, Educação, Emancipação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6594_TB1898_30102025235122.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTINA FERREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CRISTINA" "autor_email" => "crismpeja@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125697 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1898 "inscrito_id" => 6594 "titulo" => "XVIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS( ENEJA): ARTICULAÇÕES, PROPOSIÇÕES E DESAFIOS" "resumo" => "RESUMO Este texto faz parte de uma tese a ser defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e tem como objetivo refletir sobre a importância dos Fóruns de Educação de Jovens e Adultos no Brasil como espaços fundamentais de articulação, proposição e resistência na luta por uma educação pública, inclusiva e socialmente referenciada. A pesquisa, de abordagem qualitativa e documental, analisa o XVIII Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos (ENEJA), realizado em Belém (PA), em 2024, investigando como os Fóruns EJA contribuem para a construção e defesa de políticas públicas voltadas a essa modalidade educacional. O estudo destaca os processos preparatórios para o ENEJA, incluindo momentos formativos e mobilizações prévias, que envolvem educadores, educandos, gestores, universidades e organizações da sociedade civil de todo o país. Os resultados apontam que os debates promovidos no ENEJA fortalecem a construção de uma educação emancipatória e decolonial, fundamentada nos princípios de Paulo Freire, ao mesmo tempo em que ampliam o engajamento político dos envolvidos. Conclui-se que os Fóruns EJA desempenham um papel essencial na resistência contra a colonialidade, promovendo práticas educativas que valorizam os saberes e experiências dos jovens, adultos e idosos. Os desafios levantados no encontro reforçam a necessidade de consolidar proposições que garantam uma educação justa, democrática e inclusiva no Brasil. Palavras-chave: Decolonialidade, ENEJA, Fóruns EJA, Educação, Emancipação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6594_TB1898_30102025235122.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTINA FERREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CRISTINA" "autor_email" => "crismpeja@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }