Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: UNIVERSIDADES E ESCOLAS EM UM ESPAÇO COMUM DE FORMAÇÃO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Nesta comunicação, buscamos discutir a crescente intromissão do enfoque mercadológico na educação, que afeta diretamente a formação inicial docente, refletindo sobre tal a partir de uma perspectiva de integração entre universidades e escolas em um espaço comum de formação, além de resgatar a importância e o lugar das humanidades. Por meio da abordagem teórico-hermenêutica e da contribuição de autoras/es centrais, como Gert Biesta, António Nóvoa e Martha Nussbaum, procuramos compreender as problemáticas atuais referentes à formação inicial de professoras/es, bem como as possíveis alternativas para este campo. Levamos em consideração uma perspectiva formativa que valorize a formação profissional docente por meio da integração entre universidades, professoras/es e escolas da rede. Como resultado, observamos um movimento global de mudanças acerca da finalidade da educação em prol do desenvolvimento econômico apenas. Consequentemente, o conceito de competências e habilidades tem sido implementado de forma incisiva tanto nos currículos da educação básica quanto na educação superior, ditando conteúdos que se voltam para a mercantilização da educação. Assim, a formação inicial docente tende a se tornar meramente técnica e aligeirada em detrimento de uma formação humana e ampliada. Diante do exposto, Nóvoa destaca a necessidade de um novo ambiente educativo e de uma relação educacional transformadora, que impacte diretamente a formação de professoras/es e a profissão docente. Assim, propõe uma nova perspectiva de formação, na qual seja pensada a partir de um sentido coletivo, com a presença, o apoio e a colaboração de professoras/es experientes da educação básica, atribuindo a elas/es este papel de formador/a, construindo uma relação entre conhecimento científico, conhecimento pedagógico e conhecimento profissional docente. Por fim, concluímos ser essencial vislumbrar outras perspectivas para a formação inicial de professoras/es, tendo como finalidade uma concepção de educação voltada para o bem-comum e a dignidade humana.

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