OS DESAFIOS PARA A VALORIZAÇÃO DAS DIVERSIDADES CULTURAIS NO ÂMBITO EDUCACIONAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125703 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1910 "inscrito_id" => 2479 "titulo" => "OS DESAFIOS PARA A VALORIZAÇÃO DAS DIVERSIDADES CULTURAIS NO ÂMBITO EDUCACIONAL" "resumo" => "O presente estudo analisa os desafios da valorização das diversidades culturais no ambiente educacional, enfatizando a necessidade de políticas públicas eficazes, reformulação curricular e atuação docente comprometida com a construção de uma escola verdadeiramente inclusiva. Historicamente, a educação tem reproduzido desigualdades estruturais por meio de currículos que negligenciam as pluralidades culturais, perpetuando discriminações baseadas em raça, etnia, gênero e classe social. Essa exclusão reflete-se na falta de representatividade nos materiais didáticos, na ausência de formação adequada para os docentes e na marginalização de grupos historicamente oprimidos. A pesquisa adota o método bibliográfico, fundamentando-se em Gomes (2007) e Santos e Marques (2012), com o objetivo de compreender as implicações da diversidade cultural na educação e refletir sobre práticas pedagógicas equitativas que promovam a justiça social. Foram analisados textos acadêmicos que discutem a inclusão, o currículo escolar e a formação docente, destacando a importância de um ensino crítico, reflexivo e transformador. Os resultados indicam que a escola deve ser um espaço democrático, onde as diversidades sejam reconhecidas e promovidas por meio de estratégias pedagógicas intencionais. Conclui-se que a formação docente desempenha um papel fundamental nesse processo, pois possibilita um ensino que prepara cidadãos críticos, conscientes e aptos a conviver em uma sociedade plural e diversa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2479_TB1910_25102025200446.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULLYE GABRIELLE CEZAR DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JULLYE" "autor_email" => "jullyecez@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125703 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1910 "inscrito_id" => 2479 "titulo" => "OS DESAFIOS PARA A VALORIZAÇÃO DAS DIVERSIDADES CULTURAIS NO ÂMBITO EDUCACIONAL" "resumo" => "O presente estudo analisa os desafios da valorização das diversidades culturais no ambiente educacional, enfatizando a necessidade de políticas públicas eficazes, reformulação curricular e atuação docente comprometida com a construção de uma escola verdadeiramente inclusiva. Historicamente, a educação tem reproduzido desigualdades estruturais por meio de currículos que negligenciam as pluralidades culturais, perpetuando discriminações baseadas em raça, etnia, gênero e classe social. Essa exclusão reflete-se na falta de representatividade nos materiais didáticos, na ausência de formação adequada para os docentes e na marginalização de grupos historicamente oprimidos. A pesquisa adota o método bibliográfico, fundamentando-se em Gomes (2007) e Santos e Marques (2012), com o objetivo de compreender as implicações da diversidade cultural na educação e refletir sobre práticas pedagógicas equitativas que promovam a justiça social. Foram analisados textos acadêmicos que discutem a inclusão, o currículo escolar e a formação docente, destacando a importância de um ensino crítico, reflexivo e transformador. Os resultados indicam que a escola deve ser um espaço democrático, onde as diversidades sejam reconhecidas e promovidas por meio de estratégias pedagógicas intencionais. Conclui-se que a formação docente desempenha um papel fundamental nesse processo, pois possibilita um ensino que prepara cidadãos críticos, conscientes e aptos a conviver em uma sociedade plural e diversa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2479_TB1910_25102025200446.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULLYE GABRIELLE CEZAR DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JULLYE" "autor_email" => "jullyecez@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }