GAMIFICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR DO CURSO DE ENGENHARIA: O USO DA PLATAFORMA KAHOOT! NA DISCIPLINA DE ANÁLISE ESTRUTURAL
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O objetivo principal foi avaliar a eficácia da gamificação no ensino superior, promovendo uma experiência mais interativa e motivadora para os alunos. A pesquisa foi conduzida por meio de um relato de experiência com abordagem qualitativa e exploratório. Durante a aula, os alunos participaram de um quiz interativo integrado à exposição do conteúdo. Para avaliar os impacctos da metodologia, foi aplicado um questionário após a atividade, coletando a percepção dos estudantes sobre engajamento e dificuldades encontradas. Os resultados indicaram que a maioria dos alunos considerou a plataforma uma ferramenta eficiente para aumentar a interatividade e tornar o aprendizado mais dinâmico. A metodologia gamificada reduzir a timidez, incentivou a participação e proporcionou um ambiente mais colaborativo. Além disso, a análise dos dados coletados permitiu ao professor identifcar dificuldades específicas dos alunos e ajustar futuras abordagens pedagógicas. 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