Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GAMIFICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR DO CURSO DE ENGENHARIA: O USO DA PLATAFORMA KAHOOT! NA DISCIPLINA DE ANÁLISE ESTRUTURAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A evasão nos cursos de engenharia, especialmente em disciplinas que envolvem cálculos estruturais, tem sido um desafio para instituições de ensino. Este estudo investiga o uso da plataforma Kahoot! como ferramenta para aumentar o engajamento e melhorar o aprendizado na disciplina de Análise Estrutural do curso de Engenharia Civil. O objetivo principal foi avaliar a eficácia da gamificação no ensino superior, promovendo uma experiência mais interativa e motivadora para os alunos. A pesquisa foi conduzida por meio de um relato de experiência com abordagem qualitativa e exploratório. Durante a aula, os alunos participaram de um quiz interativo integrado à exposição do conteúdo. Para avaliar os impacctos da metodologia, foi aplicado um questionário após a atividade, coletando a percepção dos estudantes sobre engajamento e dificuldades encontradas. Os resultados indicaram que a maioria dos alunos considerou a plataforma uma ferramenta eficiente para aumentar a interatividade e tornar o aprendizado mais dinâmico. A metodologia gamificada reduzir a timidez, incentivou a participação e proporcionou um ambiente mais colaborativo. Além disso, a análise dos dados coletados permitiu ao professor identifcar dificuldades específicas dos alunos e ajustar futuras abordagens pedagógicas. Foi possível concluir que a utilização da gamificação no ensido de engenharia pode ser uma alternativa viável para minimizar a evasão, melhorar a assimilação dos conteúdos e preparar melhor os alunos para desafios futuros no mercado de trabalho. O estudo reforça a necessidade de incorporar novas tecnologias na educação, tornando o aprendizado mais envolvente e acessível.

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