Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: EXPERIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125707
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1916
    "inscrito_id" => 6017
    "titulo" => "PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: EXPERIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS"
    "resumo" => "Alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao currículo local de Campina Grande - PB, as experiências pedagógicas foram desenvolvidas pela rede municipal de ensino, através da coordenação de ciências e do Programa de Educação Ambiental e Sustentabilidade – Plantar, integrando componentes curriculares e estimulando a consciência ecológica dos estudantes. Esta proposta evidencia a importância da educação ambiental nos anos finais do ensino fundamental, explorando sua potencialidade interdisciplinar. Dentre as ações realizadas, destacam-se três iniciativas: a "Rotação por Estação da Água", a "Sustentabilidade nos Festejos Juninos" e o estudo sobre "O Ciclo do Algodão em Campina Grande". A primeira, em celebração ao Dia Mundial da Água, conduziu os alunos por estações que abordaram o ciclo da água, preservação hídrica, tratamento da água e experimentos práticos, articulando Ciências e Geografia. O projeto sobre os festejos juninos incentivou a sustentabilidade ao explorar alternativas para reduzir impactos ambientais, promovendo atividades de reciclagem e rodas de conversa, integrando Ciências, Matemática e Arte. Já o estudo sobre o ciclo do algodão proporcionou reflexões sobre a agricultura sustentável, a importância econômica do algodão para a cidade e a relação entre as estações do ano e o cultivo, promovendo o diálogo entre Ciências, História e Geografia. Os resultados demonstraram que a educação ambiental interdisciplinar fortalece a formação crítica dos estudantes, a valorização da cultura local e incentiva práticas sustentáveis. Além disso, as atividades estimularam habilidades como pesquisa, argumentação e colaboração, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e engajados com as questões socioambientais. Assim, a interdisciplinaridade revelou-se uma ferramenta essencial para potencializar a educação ambiental, tornando o aprendizado significativo e conectado à realidade dos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6017_TB1916_30102025223336.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSEANE ARAÚJO DE LIMA LIRA"
    "autor_nome_curto" => "ROSEANE"
    "autor_email" => "roseanealira@edu.prof.campinagrande.pb.gov.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125707
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1916
    "inscrito_id" => 6017
    "titulo" => "PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: EXPERIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS"
    "resumo" => "Alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao currículo local de Campina Grande - PB, as experiências pedagógicas foram desenvolvidas pela rede municipal de ensino, através da coordenação de ciências e do Programa de Educação Ambiental e Sustentabilidade – Plantar, integrando componentes curriculares e estimulando a consciência ecológica dos estudantes. Esta proposta evidencia a importância da educação ambiental nos anos finais do ensino fundamental, explorando sua potencialidade interdisciplinar. Dentre as ações realizadas, destacam-se três iniciativas: a "Rotação por Estação da Água", a "Sustentabilidade nos Festejos Juninos" e o estudo sobre "O Ciclo do Algodão em Campina Grande". A primeira, em celebração ao Dia Mundial da Água, conduziu os alunos por estações que abordaram o ciclo da água, preservação hídrica, tratamento da água e experimentos práticos, articulando Ciências e Geografia. O projeto sobre os festejos juninos incentivou a sustentabilidade ao explorar alternativas para reduzir impactos ambientais, promovendo atividades de reciclagem e rodas de conversa, integrando Ciências, Matemática e Arte. Já o estudo sobre o ciclo do algodão proporcionou reflexões sobre a agricultura sustentável, a importância econômica do algodão para a cidade e a relação entre as estações do ano e o cultivo, promovendo o diálogo entre Ciências, História e Geografia. Os resultados demonstraram que a educação ambiental interdisciplinar fortalece a formação crítica dos estudantes, a valorização da cultura local e incentiva práticas sustentáveis. Além disso, as atividades estimularam habilidades como pesquisa, argumentação e colaboração, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e engajados com as questões socioambientais. Assim, a interdisciplinaridade revelou-se uma ferramenta essencial para potencializar a educação ambiental, tornando o aprendizado significativo e conectado à realidade dos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6017_TB1916_30102025223336.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSEANE ARAÚJO DE LIMA LIRA"
    "autor_nome_curto" => "ROSEANE"
    "autor_email" => "roseanealira@edu.prof.campinagrande.pb.gov.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao currículo local de Campina Grande - PB, as experiências pedagógicas foram desenvolvidas pela rede municipal de ensino, através da coordenação de ciências e do Programa de Educação Ambiental e Sustentabilidade – Plantar, integrando componentes curriculares e estimulando a consciência ecológica dos estudantes. Esta proposta evidencia a importância da educação ambiental nos anos finais do ensino fundamental, explorando sua potencialidade interdisciplinar. Dentre as ações realizadas, destacam-se três iniciativas: a "Rotação por Estação da Água", a "Sustentabilidade nos Festejos Juninos" e o estudo sobre "O Ciclo do Algodão em Campina Grande". A primeira, em celebração ao Dia Mundial da Água, conduziu os alunos por estações que abordaram o ciclo da água, preservação hídrica, tratamento da água e experimentos práticos, articulando Ciências e Geografia. O projeto sobre os festejos juninos incentivou a sustentabilidade ao explorar alternativas para reduzir impactos ambientais, promovendo atividades de reciclagem e rodas de conversa, integrando Ciências, Matemática e Arte. Já o estudo sobre o ciclo do algodão proporcionou reflexões sobre a agricultura sustentável, a importância econômica do algodão para a cidade e a relação entre as estações do ano e o cultivo, promovendo o diálogo entre Ciências, História e Geografia. Os resultados demonstraram que a educação ambiental interdisciplinar fortalece a formação crítica dos estudantes, a valorização da cultura local e incentiva práticas sustentáveis. Além disso, as atividades estimularam habilidades como pesquisa, argumentação e colaboração, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e engajados com as questões socioambientais. Assim, a interdisciplinaridade revelou-se uma ferramenta essencial para potencializar a educação ambiental, tornando o aprendizado significativo e conectado à realidade dos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.