PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: EXPERIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125707 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1916 "inscrito_id" => 6017 "titulo" => "PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: EXPERIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS" "resumo" => "Alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao currículo local de Campina Grande - PB, as experiências pedagógicas foram desenvolvidas pela rede municipal de ensino, através da coordenação de ciências e do Programa de Educação Ambiental e Sustentabilidade – Plantar, integrando componentes curriculares e estimulando a consciência ecológica dos estudantes. Esta proposta evidencia a importância da educação ambiental nos anos finais do ensino fundamental, explorando sua potencialidade interdisciplinar. Dentre as ações realizadas, destacam-se três iniciativas: a "Rotação por Estação da Água", a "Sustentabilidade nos Festejos Juninos" e o estudo sobre "O Ciclo do Algodão em Campina Grande". A primeira, em celebração ao Dia Mundial da Água, conduziu os alunos por estações que abordaram o ciclo da água, preservação hídrica, tratamento da água e experimentos práticos, articulando Ciências e Geografia. O projeto sobre os festejos juninos incentivou a sustentabilidade ao explorar alternativas para reduzir impactos ambientais, promovendo atividades de reciclagem e rodas de conversa, integrando Ciências, Matemática e Arte. Já o estudo sobre o ciclo do algodão proporcionou reflexões sobre a agricultura sustentável, a importância econômica do algodão para a cidade e a relação entre as estações do ano e o cultivo, promovendo o diálogo entre Ciências, História e Geografia. Os resultados demonstraram que a educação ambiental interdisciplinar fortalece a formação crítica dos estudantes, a valorização da cultura local e incentiva práticas sustentáveis. Além disso, as atividades estimularam habilidades como pesquisa, argumentação e colaboração, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e engajados com as questões socioambientais. Assim, a interdisciplinaridade revelou-se uma ferramenta essencial para potencializar a educação ambiental, tornando o aprendizado significativo e conectado à realidade dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6017_TB1916_30102025223336.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSEANE ARAÚJO DE LIMA LIRA" "autor_nome_curto" => "ROSEANE" "autor_email" => "roseanealira@edu.prof.campinagrande.pb.gov.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125707 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1916 "inscrito_id" => 6017 "titulo" => "PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: EXPERIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS" "resumo" => "Alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao currículo local de Campina Grande - PB, as experiências pedagógicas foram desenvolvidas pela rede municipal de ensino, através da coordenação de ciências e do Programa de Educação Ambiental e Sustentabilidade – Plantar, integrando componentes curriculares e estimulando a consciência ecológica dos estudantes. Esta proposta evidencia a importância da educação ambiental nos anos finais do ensino fundamental, explorando sua potencialidade interdisciplinar. Dentre as ações realizadas, destacam-se três iniciativas: a "Rotação por Estação da Água", a "Sustentabilidade nos Festejos Juninos" e o estudo sobre "O Ciclo do Algodão em Campina Grande". A primeira, em celebração ao Dia Mundial da Água, conduziu os alunos por estações que abordaram o ciclo da água, preservação hídrica, tratamento da água e experimentos práticos, articulando Ciências e Geografia. O projeto sobre os festejos juninos incentivou a sustentabilidade ao explorar alternativas para reduzir impactos ambientais, promovendo atividades de reciclagem e rodas de conversa, integrando Ciências, Matemática e Arte. Já o estudo sobre o ciclo do algodão proporcionou reflexões sobre a agricultura sustentável, a importância econômica do algodão para a cidade e a relação entre as estações do ano e o cultivo, promovendo o diálogo entre Ciências, História e Geografia. Os resultados demonstraram que a educação ambiental interdisciplinar fortalece a formação crítica dos estudantes, a valorização da cultura local e incentiva práticas sustentáveis. Além disso, as atividades estimularam habilidades como pesquisa, argumentação e colaboração, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e engajados com as questões socioambientais. Assim, a interdisciplinaridade revelou-se uma ferramenta essencial para potencializar a educação ambiental, tornando o aprendizado significativo e conectado à realidade dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6017_TB1916_30102025223336.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSEANE ARAÚJO DE LIMA LIRA" "autor_nome_curto" => "ROSEANE" "autor_email" => "roseanealira@edu.prof.campinagrande.pb.gov.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }