Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDENDO SOBRE O UNIVERSO COM SIMULAÇÕES INTERATIVAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O ensino de Física brasileiro enfrenta desafios como a escassez de materiais, laboratórios adequados e professores formados na área que também estejam preocupados com suas práticas pedagógicas. Esses fatores dificultam a aprendizagem de conceitos relacionados aos fenômenos naturais, que costumam ser abstratos e de difícil assimilação (Mourão, Sales, 2018). Uma das habilidades de Ciências da Natureza e suas Tecnologias na BNCC trata dos modelos, teorias e leis propostos em diferentes épocas e culturas para comparar distintas explicações sobre o surgimento e a evolução da Vida, da Terra e do Universo com as teorias científicas aceitas atualmente (EM13CNT201), fomentando o aprendizado de conceitos astronômicos. No entanto, sua efetividade depende da integração de equipamentos, como telescópios, que auxiliam na compreensão de processos fundamentais e tornam o aprendizado mais visual e envolvente. Uma alternativa para a falta desses equipamentos é o uso de simulações interativas (Silva, Freitas, 2024). Segundo Moreira (2018), o ensino de Física no século XXI deve incorporar simulações e modelagem computacional para aprimorar a compreensão dos fenômenos científicos. Assim, este estudo explorou o uso das simulações PhET aliadas a metodologias ativas (Freitas, 2024) para fomentar a aprendizagem das habilidades previstas em EM13CNT201. Especificamente, a utilização de lentes e filtros em telescópios para a observação de corpos celestes e suas características, foi abordada por meio das simulações “Visão Colorida” (https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulations/color-vision) e “Meu Sistema Solar” (https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulations/my-solar-system), além de observações disponíveis gratuitamente na internet (YouTube, s.d.). Os resultados evidenciaram o potencial das simulações associadas a metodologias ativas, no fortalecimento da compreensão dos conceitos, promovendo o pensamento computacional, a curiosidade e o engajamento dos estudantes.

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