Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERSPECTIVAS E DESAFIOS AO LIFELONG LEARNING NO BRASIL: A ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

De acordo com dados emitidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2023 o Brasil contava com 9,3 milhões de pessoas com 15 anos ou mais de idade não alfabetizadas, nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver um quadro teórico analítico a partir dos dados coletados pela Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio Contínua (Pnad contínua) quanto às taxas de analfabetismo referente a cor e grupos de idade, publicados em 2023 (SIDRA, 2025) em diálogo com as diretrizes governamentais, como a meta 9 do Plano Nacional de Educação, a Resolução nº 01/2021 do Ministério da Educação, o Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos, a Política Nacional de Alfabetização (PNA) e a meta 4.6 das Metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), e à luz da teoria de Arroyo (2017, 2023) e Freire (2014, 2019), e do 5º Relatório Global sobre Aprendizagem e Educação de Adultos (UNESCO, 2024). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, no que diz respeito aos procedimentos técnicos, metodologicamente, adotou-se os moldes da pesquisa bibliográfica e documental tendo como ponto de partida dados estatísticos e documentos oficiais. Do estudo realizado, depreende-se que a alfabetização oportunizada na modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos sobressai-se ao direito à educação, a aprendizagem ao longo da vida (lifelong learning) é o caminho para a igualdade de oportunidades, para a emancipação social e econômica e o pleno exercício da cidadania.

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