PERSPECTIVAS E DESAFIOS AO LIFELONG LEARNING NO BRASIL: A ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125719 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1929 "inscrito_id" => 4257 "titulo" => "PERSPECTIVAS E DESAFIOS AO LIFELONG LEARNING NO BRASIL: A ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "De acordo com dados emitidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2023 o Brasil contava com 9,3 milhões de pessoas com 15 anos ou mais de idade não alfabetizadas, nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver um quadro teórico analítico a partir dos dados coletados pela Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio Contínua (Pnad contínua) quanto às taxas de analfabetismo referente a cor e grupos de idade, publicados em 2023 (SIDRA, 2025) em diálogo com as diretrizes governamentais, como a meta 9 do Plano Nacional de Educação, a Resolução nº 01/2021 do Ministério da Educação, o Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos, a Política Nacional de Alfabetização (PNA) e a meta 4.6 das Metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), e à luz da teoria de Arroyo (2017, 2023) e Freire (2014, 2019), e do 5º Relatório Global sobre Aprendizagem e Educação de Adultos (UNESCO, 2024). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, no que diz respeito aos procedimentos técnicos, metodologicamente, adotou-se os moldes da pesquisa bibliográfica e documental tendo como ponto de partida dados estatísticos e documentos oficiais. Do estudo realizado, depreende-se que a alfabetização oportunizada na modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos sobressai-se ao direito à educação, a aprendizagem ao longo da vida (lifelong learning) é o caminho para a igualdade de oportunidades, para a emancipação social e econômica e o pleno exercício da cidadania." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4257_TB1929_18102025090522.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIKA LUCIANE MORETTO PEDRAZZI" "autor_nome_curto" => "ERIKA" "autor_email" => "erika.moretto@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125719 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1929 "inscrito_id" => 4257 "titulo" => "PERSPECTIVAS E DESAFIOS AO LIFELONG LEARNING NO BRASIL: A ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "De acordo com dados emitidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2023 o Brasil contava com 9,3 milhões de pessoas com 15 anos ou mais de idade não alfabetizadas, nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver um quadro teórico analítico a partir dos dados coletados pela Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio Contínua (Pnad contínua) quanto às taxas de analfabetismo referente a cor e grupos de idade, publicados em 2023 (SIDRA, 2025) em diálogo com as diretrizes governamentais, como a meta 9 do Plano Nacional de Educação, a Resolução nº 01/2021 do Ministério da Educação, o Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos, a Política Nacional de Alfabetização (PNA) e a meta 4.6 das Metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), e à luz da teoria de Arroyo (2017, 2023) e Freire (2014, 2019), e do 5º Relatório Global sobre Aprendizagem e Educação de Adultos (UNESCO, 2024). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, no que diz respeito aos procedimentos técnicos, metodologicamente, adotou-se os moldes da pesquisa bibliográfica e documental tendo como ponto de partida dados estatísticos e documentos oficiais. Do estudo realizado, depreende-se que a alfabetização oportunizada na modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos sobressai-se ao direito à educação, a aprendizagem ao longo da vida (lifelong learning) é o caminho para a igualdade de oportunidades, para a emancipação social e econômica e o pleno exercício da cidadania." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4257_TB1929_18102025090522.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIKA LUCIANE MORETTO PEDRAZZI" "autor_nome_curto" => "ERIKA" "autor_email" => "erika.moretto@unesp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }