Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA: DESAFIOS E PRAZER NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente estudo teve como objetivo experimentar as onomatopeias da professora Doutora Sandra Puliezi, com crianças de uma escola pública de João Pessoa/PB, inseridas em uma turma de 2ªano do fundamental I e apresentando dificuldades no processo de leitura e escrita. Participaram desta experiência, 6 crianças. Na Intervenção foi utilizado as onomatopeias, para trabalhar os sons das letras de forma lúdica e com caráter instrucional, por meio de estratégias com base em evidências científicas. Os participantes foram avaliados em três momentos: início, meio e final do ano escolar, com o propósito de verificar o progresso. As crianças foram acompanhadas também através de avaliação contínua, possibilitando em tempo real as necessárias intervenções visando a melhorias no ensino e aprendizagem. De forma geral, o resultado obtido demonstrou melhoras significativas no desempenho dos alunos, sendo possível identificar a mudança do nível inicial de leituras desses alunos, considerados “não leitores” e o nível final sendo considerados “leitores de textos”. O desempenho alcançado evidencia a eficácia do uso das onomatopeias no qual, toda prática acontece, trabalhando a alfabetização de forma lúdica, utilizando o método fônico, no qual o ensino acontece de forma explícita e sistemática. do mais simples para o mais complexo, trabalhando as habilidade (Rima, Aliteração, Consciência de palavras, Consciência silábica e Consciência Fonêmica).

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