LEITURA CRÍTICA E REESCRITA CRIATIVA: O CONTO “ THE OPEN WINDOW”, DE SAKI, NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125734 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1957 "inscrito_id" => 9285 "titulo" => "LEITURA CRÍTICA E REESCRITA CRIATIVA: O CONTO “ THE OPEN WINDOW”, DE SAKI, NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA" "resumo" => "Este estudo discute o papel central do texto literário nas aulas de língua inglesa e apresenta uma abordagem que explora estratégias de criação literária para potencializar práticas de leitura crítica. Partindo das dificuldades frequentemente encontradas por alunos do primeiro ano do Ensino Médio ao se depararem com textos literários em inglês, desenvolvemos uma proposta metodológica que visa transformar tais desafios em experiências criativas e significativas. Fundamentado nas "Teses sobre o conto" (2009), de Ricardo Piglia, que sugere que todo conto narra simultaneamente uma história superficial e outra secreta, este trabalho aplica essas noções ao estudo e criação literária a partir do conto "The Open Window", de Saki. Por meio dessa narrativa, os estudantes puderam explorar as duas camadas sugeridas por Piglia: a superfície narrativa imediata e o subtexto oculto, estimulando-os a assumir ativamente o papel de leitores-criadores. Ao recriar suas próprias narrativas inspiradas no conto original, os alunos não apenas ampliaram suas competências linguísticas, mas também aprofundaram seu letramento literário e desenvolveram habilidades interpretativas críticas. Os resultados obtidos evidenciam um aumento no interesse e engajamento dos alunos com a leitura, além de demonstrar avanços no desenvolvimento da escrita e da reflexão crítica sobre diferentes contextos culturais. Dessa maneira, o estudo reafirma a importância do texto literário, especificamente através da prática criativa com "The Open Window", como instrumento na formação de leitores críticos, reflexivos e autônomos no contexto do ensino de língua inglesa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9285_TB1957_29102025143954.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEONARDO MONTEIRO DE VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "LEONARDO" "autor_email" => "leomonteiro.lmv@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125734 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1957 "inscrito_id" => 9285 "titulo" => "LEITURA CRÍTICA E REESCRITA CRIATIVA: O CONTO “ THE OPEN WINDOW”, DE SAKI, NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA" "resumo" => "Este estudo discute o papel central do texto literário nas aulas de língua inglesa e apresenta uma abordagem que explora estratégias de criação literária para potencializar práticas de leitura crítica. Partindo das dificuldades frequentemente encontradas por alunos do primeiro ano do Ensino Médio ao se depararem com textos literários em inglês, desenvolvemos uma proposta metodológica que visa transformar tais desafios em experiências criativas e significativas. Fundamentado nas "Teses sobre o conto" (2009), de Ricardo Piglia, que sugere que todo conto narra simultaneamente uma história superficial e outra secreta, este trabalho aplica essas noções ao estudo e criação literária a partir do conto "The Open Window", de Saki. Por meio dessa narrativa, os estudantes puderam explorar as duas camadas sugeridas por Piglia: a superfície narrativa imediata e o subtexto oculto, estimulando-os a assumir ativamente o papel de leitores-criadores. Ao recriar suas próprias narrativas inspiradas no conto original, os alunos não apenas ampliaram suas competências linguísticas, mas também aprofundaram seu letramento literário e desenvolveram habilidades interpretativas críticas. Os resultados obtidos evidenciam um aumento no interesse e engajamento dos alunos com a leitura, além de demonstrar avanços no desenvolvimento da escrita e da reflexão crítica sobre diferentes contextos culturais. Dessa maneira, o estudo reafirma a importância do texto literário, especificamente através da prática criativa com "The Open Window", como instrumento na formação de leitores críticos, reflexivos e autônomos no contexto do ensino de língua inglesa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9285_TB1957_29102025143954.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEONARDO MONTEIRO DE VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "LEONARDO" "autor_email" => "leomonteiro.lmv@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }